fbpx

E aí… você está preparado para conviver com esse mundo?

Até que ponto e em que grau as inovações tecnológicas afetarão a sua vida? Como será o caminho, de hoje até lá? E você Coach, terá preparo para ajudar seu cliente a ultrapassar esse tsunami que está mais próximo do que se espera?

Estou na terra do Tio Sam e acabo de participar de uma sessão de trabalho e estudos avançados, tentando imaginar o futuro em 2030. Gente de 15 países, todos experientes na arte de estudar e aplicar inovação e design thinking. Como será o nosso dia a dia? Como será a nossa mobilidade nas grandes cidades? Seu futuro carro, em 2020, já será autônomo, sem precisar de motorista? Enfim, até que ponto e em que grau as inovações tecnológicas afetarão a sua vida? Como será o caminho, de hoje até lá?

Claro que sempre podemos nos perguntar “de que país estamos falando”. Como que é só dar uma resposta associada ao que já existe e ao que vemos de investimento na conectividade. Porém, quero dizer que o mundo globalizado faz com que a transformação atinja a todos e, hoje, mais do que um profissional que trabalha com o comportamento humano, cada Coach é um profissional que faz com que seu cliente também seja agente de transformação humana.

Lembrei-me de uma matéria recente, publicada na Harvard Business Review, com o título: Os países mais digitalizados do mundo. São passados pouco mais de 20 anos, desde que Sergey Brin e Larry Page registraram o nome de domínio google.com, e apenas 10 anos desde que Steve Jobs entrou em um palco, em San Francisco, e apresentou o iPhone. No entanto, neste curto período, as tecnologias crescem de maneira incrível, criando um planeta digital.

Existem mais conexões móveis do que pessoas, e mais pessoas têm acesso a um telefone celular do que a um banheiro. Os fluxos transfronteiras de dados, transmitidos digitalmente cresceram, enquanto o fluxo livre de bens e serviços e o capital transfronteiras tenham diminuído, após 2008. Enquanto mais pessoas podem se beneficiar do acesso à informação e à comunicação, cresce o potencial de atores para criar estragos ou ataques cibernéticos.

As tecnologias digitais estão preparadas para mudar o futuro do trabalho. A automação, os grandes dados e a inteligência artificial habilitados pela aplicação de tecnologias digitais podem afetar 50% da economia mundial. Há antecipação e apreensão sobre o que se encontra do outro lado dos limites desse novo mundo. Mais de 1 bilhão de empregos e US$ 14,6 trilhões de salários são “automatizáveis” ​​pela tecnologia de hoje, o que poderá (e deverá) abrir a porta para novas formas de aproveitar a energia e a competência humana.

E aí… você está preparado para conviver com esse mundo? E terá preparo para ajudar seu cliente a ultrapassar esse tsunami que está mais próximo do que se espera? Na próxima semana, darei uma continuidade ao assunto, trazendo menos perguntas e mais dados, para que cada profissional possa usar em sua inspiração pessoal.

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa