Do que você é feito?

Publicado em 19 de junho de 2019

Diante dos desafios a que somos submetidos constantemente, muito comunicamos pelos nossos comportamentos. Aliás, é por meio deles que mostramos quem de fato somos, o que pensamos e sentimos. Por exemplo, enquanto muitos mantêm, com firmeza, as suas decisões, realizando o que foi planejado, outros desistem e encontram justificativas vazias, culpam alguém ou alguma circunstância e não realizam o que havia sido combinado. É, justamente, nessa hora que observamos o tipo de pessoa que, de fato, somos.

É curiosa a comparação feita, ao longo do tempo, por analogia sobre do que somos feitos, na realidade. E não me refiro, aqui, à composição química do nosso corpo, formada por água, proteínas, gorduras, cálcio, carboidratos, DNA, íons, gases e outras moléculas pequenas, mas ao caráter, à postura mantida, à determinação, à postura ética, honrada e nobre esperada de uma pessoa de valor.

Podemos citar alguns tipos de caráter, por meio dessas analogias:

Geleia – Algumas pessoas se assemelham a geleias quando empenham sua palavra ou assumem um compromisso. Tendem a ser fracas, escorregadias, sem firmeza, adaptando-se às novas circunstâncias, sem se preocuparem com seus compromissos, pensando apenas em si mesmas. Encontram-se nessa categoria os sociopatas e até psicopatas, não se importando com males causados, nem com prejuízos provocados. Devemos tomar o cuidado para nos afastarmos dessas pessoas, se delas dependermos para algum trabalho ou que assumam responsabilidades. Negócios com elas, jamais!

Outras podem ser comparadas a ferro e fogo, características de pessoas duras, inflexíveis. Ouvi uma opinião sobre este tipo que fala sobre a visão trágica das coisas, sendo que o ferro (da espada) significa a iminência da morte e o fogo é implacável, destrutivo e devasta tudo o que encontra pela frente. É típico de pessoas extremistas, inflexíveis. Um exemplo, quando fiz um negócio com um amigo, mas para não perder dinheiro, que sairia de uma aplicação, propus pagar juros altos para esperar um mês para fazer o pagamento, sabendo que não havia nenhum problema para ele fazer essa concessão. Resposta: “Amigos, amigos, negócios à parte”. Paguei tudo, conforme combinado, perdi algum dinheiro, mas não fiz mais negócios com esse “amigo”.

Outras são do tipo diamante, duras na sua formação, mas tem grande brilho, adaptam-se e, por onde passam, deixam uma onda de luminosidade e prosperidade. São pessoas valiosas e valorosas, generosas e agradecidas, fazem o bem por onde passam, possuem sensibilidade e flexibilidade. Têm a humildade para se ajustar às condições do outro, tratam a todos com respeito e consideração, são justas e confiáveis, estão abertos ao diálogo, ouvem, ponderam e são equilibradas. Não significa que não lutem pelos seus direitos, nem que irão deixar de cumprir seus compromissos. Sua palavra tem valor. Quando assume um compromisso pode estar certo que cumprirão.

Curiosamente, há uma série de comparações com elementos da natureza ou com animais. Conhecemos, por exemplo, o tipo “espírito de porco”, referindo-se a alguém ranzinza e cruel. Adora constranger e ver outras pessoas em apuros. De maneira mais popular é aquela pessoa que se comporta de maneira contrária a que deveria, fazendo sempre o inverso do esperado.

Mentalidade de galinha ou águia. Há muitas histórias referindo-se a esse tipo, uma delas é a de uma águia que vive entre galinhas, ciscando o tempo todo, dando pequenos e rápidos voos. Num dado momento, descobre-se águia e voa alto, cumprindo seu papel de águia. A mentalidade de galinha refere-se a uma pessoa limitada, submissa, enquanto a de uma águia é altiva e que nasceu para grandes feitos, mostrando a sua nobreza e beleza.

Essas representações são formas simplificadas de referência aos diversos comportamentos das pessoas, entendendo que ninguém é perfeito, temos nossas virtudes e nossas falhas, mas nos é facultado o direito de um contínuo aprimoramento pessoal, não só para nos sentirmos bem com nossa reputação, mas para, em essência, agirmos em congruência com o que se espera de uma pessoa decente, íntegra e confiável.

Vivemos, ao longo da nossa história, a dualidade entre o bem e o mal, desde antigas e longínquas narrativas religiosas, dos anjos e demônios, de Cain e Abel, de reis, guerras e conquistas, de lutas por territórios, traições, dos bandidos e mocinhos, dos políticos, de maneira geral, defendendo mais seus próprios interesses do que os interesses dos governados. Em nossos dias, a corrupção, as delações premiadas, as falcatruas descobertas, a preponderância do valor do dinheiro sobre o valor moral, são frutos da nossa escolha, das decisões que tomamos. Podemos pautar nossa vida por princípios éticos ou não, podemos escolher como seremos considerados pelas outras pessoas.

Diante desse contexto, novamente a pergunta: e você? De qual matéria prima você é feito? Como age ou reage diante das situações do dia a dia? É uma pessoa íntegra e confiável? Você trai a si mesmo e as outras pessoas? Você tem um código de honra e o utiliza para fazer as suas escolhas e tomar suas decisões? Conheci um amigo, com quem muito aprendi e sempre admirei pela sua conduta e congruência. De nada adianta uma pessoa mostrar-se do bem na sua fala e em seus discursos, se na prática e nos comportamentos mostra o contrário daquilo que prega, sendo falsa e irresponsável.

Um bom modelo para ser seguido é cada um definir o seu código de honra, ou seja, os valores fundamentais dos quais não abre mão. Funcionaria como uma constituição pessoal e toda vez que tiver alguma dúvida, poderá a ele se referir. Pode ser também comparado à seta de uma bússola que aponta sempre na mesma direção e, assim sendo, não há como errar, pois suas decisões levarão em conta esse código.

Por fim, torço para que você sempre seja essa pessoa tipo diamante ou madeira de lei, firme, duradoura, consistente, forte, como diz na letra de Alceu Valença, em uma de suas músicas: “Nós somos madeira de lei que cupim não rói”.

Reinaldo Passadori, CEO da Passadori Educação e Comunicação







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.