fbpx

Diário de Emoções – Inteligência Emocional

Não podemos falar em liderança, sem ter proficiência em Inteligência Emocional. Estar consciente de suas emoções e de como elas impactam os outros é fundamental para o exercício da arte de liderar.

Não podemos falar em liderança, sem ter proficiência em Inteligência Emocional, afinal antes de liderar pessoas, temos que liderar a nós mesmos, pois estar consciente de suas emoções e de como elas impactam os outros é fundamental para o exercício da arte de liderar.

Muitas vezes, entendemos a Inteligência Emocional em um nível intelectual, mas temos dificuldade em implementá-la em nossas vidas. Continuamos presos nos hábitos que já desenvolvemos. Em uma palestra recente, Daniel Goleman citou que o melhor caminho para atualizar o conjunto de habilidades para desenvolvimento da Inteligência Emocional é um Coach experiente.

Pessoalmente, sou entusiasta da utilização de um Diário de Emoções para aprimoramento da Inteligência Emocional. Este diário permite que você e seu Coach identifiquem hábitos contraproducentes e desenvolvam estratégias para superar qualquer obstáculo ao seu sucesso. Com o Diário de Emoções, seu Coach poderá dar feedback para ajudar você a descobrir o processo, normalmente oculto, de causa e efeito. Se você tem resistência a novas ideias ou mudanças, por exemplo, seu Coach irá ajudá-lo a identificar e trabalhar os vários níveis de resistência e auxiliá-lo a substituir hábitos ineficazes por aqueles que lhe servem bem.

O uso do Diário de Emoções pode ter grandes retornos. Recentemente ouvi que ” fazer este diário é um exercício simples e básico que limpará as teias de aranha da mente. Escrever torna nosso pensamento mais exato. Ele cria clareza mental e força de espírito.” Ações simples diárias formam hábitos que podem nos beneficiar para a vida. O diário é um desses hábitos. Ajuda a refletir, descontrair, aguçar nosso pensamento e aprender com as experiências.

Pessoalmente, costumo sugerir aos meus Coachees que, quando possível, façam os seus diários manuscritos, pois a experiência tem mostrado que são mais autênticos do que os elaborados com um editor de textos.

A implantação do uso do Diário de Emoções é precedida por uma prática que deve ser feita diariamente durante uma semana, várias vezes por dia: Sugiro que o Coachee coloque em seu celular um aplicativo que emita um aviso várias vezes ao dia, com intervalos predeterminados, semelhante aos aplicativos que algumas pessoas utilizam para não deixarem de beber água regularmente.

A cada vez que o alerta for emitido, devemos parar o que estamos fazendo e identificar a emoção que estamos sentindo naquele momento. Isto nos condiciona a estar sintonizados com as emoções que sentimos ao longo do dia; sugiro também que, se possível, sejam anotadas a data e a hora do registro. O meu celular pessoal possui um aplicativo que me avisa a cada 40/45 minutos, porém atualmente eu o uso para práticas rápidas de meditação.

Após um “treino” de uma semana anotando as emoções a cada aviso do aplicativo, torna-se muito mais fácil começar a elaborar o Diário de Emoções.

Estes pequenos esforços têm seu custo benefício, pois as nossas emoções funcionam como uma lente que influenciará no resultado de nossas ações.

Não se esqueça que o PENSAMENTO produz EMOÇÃO que produzirá uma AÇÃO e que por sua vez produzirá um RESULTADO, desta forma tudo o que pensamos ou absorvemos sensorialmente passará pelo filtro da EMOÇÃO, influenciando, assim, o nosso comportamento.

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa