fbpx

Desafios dos Profissionais Liberais

O profissional liberal precisa se enxergar como empresa e realizar o planejamento completo, desde o estudo do seu mercado, serviço, clientes, concorrentes, até a forma de administrar suas finanças.

Os profissionais desenvolvem, através da sua formação, habilidades técnicas específicas, porém outras habilidades necessárias para a vida profissional, essas muitas vezes são aprendidas na prática.

Conversando com alguns clientes e amigos, percebo alguns desafios que são comuns na rotina dos profissionais liberais, como captar clientes, vender a sua própria imagem e serviço, realizar a gestão do tempo, gestão financeira, gestão de carreira, trabalhar em equipe, liderar pessoas, precificar seu serviço e cobrar por ele…

Estas habilidades são necessárias para a vida profissional, e cada profissional age e reage de forma diferente diante desta necessidade.

Alguns não se rendem aos desafios, ampliam seu leque de oportunidades, podem não ter o mundo perfeito, mas conseguem se virar de alguma forma, já outros têm uma dificuldade enorme de se desenvolverem na profissão que escolheram.

Quando o ser humano investe no autoconhecimento, ele sabe quais são seus objetivos, suas habilidades e desafios, o que o motiva agir e o que precisa fazer para atingir suas metas.

Refletindo sobre estes diferentes perfis, percebo que a formação integrada do ser humano tem uma grande responsabilidade na forma como ele reage diante dos desafios.

Não basta ser doutor em medicina se não souber lidar e se relacionar com o ser humano, da mesma forma não basta ser o melhor especialista em sua área, se não souber se vender de forma adequada, ou seja, não basta se especializar tecnicamente apenas em sua área.

O profissional liberal precisa se enxergar como uma empresa, onde precisa realizar o planejamento completo, desde o estudo detalhado do seu mercado, serviço, clientes, concorrentes, até a forma de como administrar suas finanças e gerir sua carreira.

Além desta gestão, como todo profissional, é preciso saber aonde quer chegar, até onde está disposto investir, quais resultados almeja, estas reflexões são necessárias para uma gestão estruturada da sua própria empresa que é VOCÊ.

Nem sempre o profissional está preparado para realizar tais gerenciamentos e reflexões, ou até mesmo não tem tempo para pensar em tudo sozinho e realizar tantas atividades, neste caso é importante procurar ajuda de outros profissionais, investir em processos de Coaching para auxiliar no seu desenvolvimento, ou até mesmo em uma consultoria especializada.

Outros pontos importantes para investir são em sua rede de contatos e parcerias, elas geram negócios e conhecimentos para ambas as partes. Quando se atua com amor, ética, disciplina, responsabilidade, dedicação e muito profissionalismo, mantendo-se fiel aos seus objetivos e valores, naturalmente você oferece para seus clientes excelentes resultados.

O comprometimento deve ser primeiro contigo, com seus objetivos, sua carreira e, consequentemente, com seus clientes.

E para finalizar existe uma postura importante que é a vontade de ser melhor hoje do que foi ontem, de crescer como ser humano, esta postura contribuirá para o progresso da sua empresa que é você!

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo

 #160;

Nota: Gostaria de agradecer a participação importante do Fernando Eiji Uessugui, Priscila Carmo, Maíra Valenzi, Clélia Marília Heusser Azeredo, Flávio Gorios, Lisandra Pinheiro Santos, Rita Nasser, Luciano De Almeida Pereira e Marcio Hiroshi Okabe, por terem colaborado com muito carinho, respondendo a minha pesquisa para a realização deste artigo.

Graziela Heusser Azeredo é Diretora e Fundadora da GHA Gestão de Negócios. Atua como Coach de Carreira e Negócios, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades do Ser Humano e das organizações, para que eles possam usar suas habilidades em potencialidade máxima, gerando resultados positivos para a concretização dos seus objetivos. Formação Técnica Publicitária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Paulista, especialista em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Certificação Green Belt e Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de outros cursos de extensão nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Melhoria de Processos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa