Dê asas à imaginação - sonhe!

Publicado em 13 de julho de 2018

A partir do momento em que adquire consciência de seus talentos, define o que é importante em sua vida e assume seu lugar no mundo, você se capacita a empreender seus sonhos. Em alguma fase da vida, os grandes empreendedores que conhecemos sonharam realizar alguma coisa, visualizaram a si próprios tocando um negócio, trabalhando por uma causa, cuidando de pessoas ou seja lá o que for. A partir daí, fizeram o que tinha de ser feito para concretizar o sonho. E o que você deve fazer para materializar o seu? Comece pelo sonho, é claro. Por incrível que possa parecer, muitas pessoas perderam o costume de sonhar. De tão envolvidas com a rotina, a pressa, os problemas e desafios impostos pela sobrevivência, deixaram de lado o ideal de vida que um dia cultivaram para si mesmas, seus valores, suas opiniões e seus desejos.

Tive certa vez a oportunidade de falar para um grande grupo de pessoas desempregadas. Perguntei a um rapaz da plateia qual era o sonho dele, e a resposta foi: “Ser competitivo no mercado”. Achei essa resposta muito estranha e decidi fazer a pergunta também a uma moça, que respondeu: “Ser competitiva no mercado”. Compreendo que uma pessoa que perde o emprego se sinta tão fora do jogo que seu maior desejo seja incluir-se no mercado de trabalho, sentir-se parte do grupo de pessoas economicamente ativas. Apesar disso, pense comigo: desde quando “ser competitivo no mercado” pode ser considerado um sonho? Imagine uma mãe que pergunta ao filho de 20 anos qual é o sonho dele e ouve: “Ser competitivo no mercado”. Aliás, o que é ser competitivo no mercado: ser disputado pelas empresas, ganhar bem, resistir aos frequentes cortes de pessoal, receber uma promoção por ano, o quê? Veja como a preocupação com a sobrevivência econômica se impõe na vida do ser humano!

Algumas pessoas economizam seus sonhos com receio de iludir-se com o impossível e depois se frustrar, mas acho que só corre esse risco quem confunde sonho com fantasia. Se eu viver reclusa em casa, à espera de um lindo príncipe que bata em minha porta, me coloque na garupa de seu cavalo branco e me leve para morar em seu castelo, não estarei sonhando, estarei fantasiando. Sonhar é desejar algo que não temos, mas que seja compatível com nosso contexto, com nossas possibilidades. Quanto mais nos conhecemos, aliás, mais “pé no chão” temos em relação a nossos sonhos. Isso não significa, porém, que não possamos desejar coisas grandiosas para nós. Outro dia li no jornal a história de um médico americano que sonhou tornar-se astronauta. Tudo começou quando ele, já aos 43 anos de idade, viu um anúncio da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, que recrutava pessoas para uma viagem sideral. Incrivelmente atraído por aquela oportunidade, inscreveu-se no programa e aguardou calmamente o desenrolar dos acontecimentos – sem alimentar grandes expectativas. E não é que ele foi selecionado? Começou então a fazer um rigoroso curso de preparação física, técnica e psicológica para a viagem, que só se realizou quando ele já contava 49 anos. Veja que o sonho do médico podia ser incomum, mas estava de acordo com suas possibilidades – tanto assim que se concretizou.

Sabe o que faço quando quero ter certeza de que meus sonhos não são ilusões? Consulto minha intuição, minha sabedoria interior. Eu me deito, respiro profundamente, faço um relaxamento completo e penso no que desejo. Se o pensamento trouxer paz, isso significa que tem tudo a ver comigo, mas, se trouxer inquietação ou dúvida, é porque realmente não serve para mim.

É devido a todas essas preocupações, medos e conceitos que acabamos de discutir que as pessoas deixam de sonhar. Mas, sem o sonho, que motivação temos para levantar dispostos da cama, aproveitar o dia e nos deitar satisfeitos pelo que realizamos? É ele que dá sentido à vida e nos motiva a superar as dificuldades. O sonho de cursar uma faculdade dá a muitos jovens a energia necessária para enfrentar um supletivo à noite depois de ter trabalhado o dia todo para ajudar a família. O sonho de ver um mundo mais justo faz gente que poderia ficar no conforto de sua casa sair para levar assistência a pessoas carentes. Um exército de sonhadores, com muita honra, escreve todos os dias as mais belas páginas da História humana.

Por falar em sonho, qual é o seu? Será que, depois de ler todo este discurso, você ainda tem dúvidas sobre a importância de sonhar? Quem não sonha não tem motivo para viver, mas quem sonha acredita que pode tudo. Só de fechar os olhos e ver a si mesmo realizando seu sonho você já entra num estado de felicidade. Imagine, então, o ânimo que sentirá quando estiver trabalhando para realizá-lo.

Viver é materializar sonhos, não apenas um, mas vários deles. A cada momento da vida, você pode sonhar com uma coisa nova, empenhar-se em materializá-la, alcançar seu objetivo e desfrutá-lo. Depois poderá sonhar com outra coisa. Olhe para tudo o que você conquistou: seu carro, sua casa, aquela viagem tão esperada que conseguiu fazer, o amor de seu companheiro, aquele objeto que você namorou um tempão até conseguir comprar. Tudo isso não foram sonhos que se realizaram?

Imagine agora como a vida ficaria empobrecida com um sonho só. Eu soube de um homem que sonhava ganhar na loteria e passou anos e anos jogando até finalmente ganhar um bom prêmio. Pois acredite que ele gastou sua fortuna em pouco tempo e, quando o dinheiro acabou, voltou a jogar para ganhar outra vez. Quer dizer: o sonho dele era ganhar na loteria e mais nada. Em vez de aproveitar a oportunidade de ter dinheiro para realizar outros sonhos, ele gastou tudo – e voltou a jogar como antes. Talvez esse homem chegue ao fim da vida muito humildemente, com um bilhete de loteria na mão, à espera do dia em que ganhará um grande prêmio e não saberá o que fazer com ele para ser feliz. E por que isso aconteceria? Porque o homem não criou outros sonhos para escrever a história de sua vida.

Viabilize seu sonho

É ótimo que você esteja reconsiderando a importância do sonho em sua vida. Mas colocá-lo numa linda moldura em seu quarto e admirá-lo todos os dias não o trará à manifestação. Será preciso criar as condições para que ele se concretize. Cabe a você tomar a iniciativa de materializar seu sonho, pois nada muda se você não mudar. Pense nisto!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.