Da vaca indiana às transformações de vida, carreira e negócios

Publicado em 03 de maio de 2019

A cultura indiana é um choque de realidade, de quebra de paradigmas, de experiências com a diversidade, tudo que é necessário aprender para manter-se atraente profissionalmente, num mercado cada vez mais cheio de inovações e oportunidades

Na minha última Viagem Sabática para a Índia, realizada em 2017, entre as muitas experiências, quero compartilhar uma em especial! Cristina (nome fictício, numa história real) é uma pessoa culta, inteligente, que embarcou nessa instigante jornada com o propósito de expandir sua visão de vida e de negócios. Como mentora do grupo, desde a tomada de decisão de um viajante sabático, eu oriento que a pessoa esteja disposta a um mergulho de autoconhecimento e descobertas baseada em três condições: não criticar, não comparar e não julgar.

Para viver intensamente essa experiência a pessoa deve embarcar com o mínimo possível de roupas e bagagens, despida da sua própria cultura e disposta a se conectar com tudo que se relaciona ao país. Além de deixar roupas, sapatos e acessórios, implica se desprender dos próprios preconceitos, paradigmas, expectativas e padrões para ressignificar ou criar um novo mindset. E tudo isso ia muito bem para Cristina até que se deparou com as vacas indianas, animais sagrados na Índia.

A Índia é encantadora, perfumada, colorida, repleta de magia! Sempre que estou naquele lugar, conto com o Ganesh, um homem intimamente conhecedor da cultura indiana, que atua como guia e fiel escudeiro para desbravar o país. Numa das paradas da nossa imersão, Cristina quis saber o motivo da vaca ser respeitada como um deus, e criou expectativa insaciável para obter a revelação. Ela não levou em consideração a importância de ter espaço interno para criar uma nova forma de enxergar as coisas. Quase mais nada importava para ela, mas o guia entendeu que aquele não era o momento adequado para a explicação! Aliás, você sabe por que a vaca é respeitada como divindade na Índia?

Antes de falar sobre a história da vaca indiana, quero fazer algumas reflexões que influenciam a minha e a sua vida, seja na carreira, nos negócios ou nos relacionamentos, e tem muito a ver com a experiência de Cristina na Índia. Todo o Planeta Terra está vivendo um momento ímpar de transição. As transformações são cada vez mais rápidas, mas ainda é preocupante o número de pessoas que parecem alheias à essa realidade. Muitas dizem que acompanham as mudanças, mas ao ter acionado alguns gatilhos mentais, retrocedem e permitem a influência de instintos primários. E essa questão é bem séria. Como pode uma pessoa ter espaço interno para novos aprendizados se permanece entulhado de ansiedade, de medo, expectativas e incongruências?

Pense no mundo corporativo. Segundo um estudo publicado pela revista Você S/A, 87% das empresas dispensam funcionários por problemas de conduta, ou seja, apenas 13% das demissões são provocadas, de fato, por falta de competência técnica. Ainda de acordo com a pesquisa, 20% dos indivíduos consultados afirmam que foram demitidos por problemas ligados à forma de se portar dentro da empresa. O pessoal de Recursos Humanos, por exemplo, não deve se prender ao número de itens que aponta a capacitação técnica de um profissional em um currículo. O Facebook, o LinkedIn e o Instagram definem hoje se o perfil da pessoa corresponde ao padrão comportamental que se espera no quadro de colaboradores. Como tem sido o seu comportamento pessoal e profissional diante das transformações no mundo?

O mundo moderno nos coloca em bolhas e por não ter consciência disso (tal como a minha amiga Cristina) corremos o risco de reproduzir modelos. No ritmo de mudanças cada vez mais aceleradas, ainda têm profissionais resistindo ao novo e se deixando moldar pela conveniência da falsa zona de conforto. Com receio de perder o controle (que na verdade não existe) tem deixado de desfrutar valiosas experiências. O aprendizado e o autodesenvolvimento convencionais ficaram para traz. Como mentora de Viagens Sabáticas para a Índia, observo como o investimento de “apenas” duas semanas tem transformado destinos positivamente.

É bem provável que a essa altura você esteja refletindo sobre sua própria condição e tenha esquecido da viajante sabática e a divina posição da vaca indiana. Pois bem! Como disse, Cristina é uma pessoa culta, inteligente, que embarcou nessa viagem com um propósito. Mas, após ter feito a pergunta sobre o animal sagrado, ela se fechou para essa questão e não assimilou mais nenhuma das curiosidades culturais e vivências propostas. Encantada com a magia da Índia, imaginou histórias mirabolantes e bitolou nessa questão partindo da sua própria “bolha”! E, quando soube que a preservação do animal tem mais a ver com questões econômicas do que espirituais, ela surtou! Ficou decepcionada porque fantasiou uma vaca com asas, descendo entre as nuvens do céu e não percebeu o quanto é sagrado suprir a necessidade do outro. Da mesma forma agem muitos homens e mulheres enclausurados em seus próprios mundos, sem uma autoanálise de suas competências, habilidades, carreira e relacionamentos diante dos desafios do mundo moderno e, quando surge o novo, se fecham.

Para alimentar o povo de um país populoso como a Índia, uma vaca viva gera muito mais recursos. Além do leite e seus derivados servirem de alimento, outros recursos provenientes dela fazem total diferença na economia indiana: ajuda na lavoura, o esterco, depois de seco, além de utilizado em rituais, também vira lenha para cozinhar alimentos, já que o gás é muito caro, a urina espanta as moscas quando colocadas em feridas, entre tantas outras coisas. Isso nos dá uma pista! O que você está extraindo das suas habilidades e competências para manter-se ativo na nova economia? Você é um profissional inovador que o mundo dos negócios pode venerar como único? Uma Viagem Sabática para a Índia tem muito mais a nos ensinar para transformação de vida, carreira ou negócio do que o fato da vaca ser ou não sagrada. Pense nisso!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.