fbpx

Criatividade e Inovação, competências necessárias aqui e agora!

Desemprego, jovens em idade de trabalho com dificuldade de encontrar sua primeira oportunidade e fica-se esperando programas sociais para que essa problemática seja resolvida.

Temos ouvido falar muito em desemprego, jovens em idade de trabalho com dificuldade de encontrar sua primeira oportunidade, e fica-se esperando programas sociais para que essa problemática seja resolvida.

Países desenvolvidos têm programas diferentes de países em desenvolvimento como o nosso, que usa a famigerada “Bolsa”, ou seja, bolsa disso, daquilo, e isso cria na população um certo comodismo e tira a oportunidade de se pensar, criar, sentir e agir.

Em países desenvolvidos ela é substituída por programas de educação, já que no século XXI, a questão emprego, já não existe mais. As relações trabalhistas são feitas entre pessoas jurídicas, e isso exige de cada um esforço para não pensar em sobrevivência, mas em produtividade.

A Criatividade e Inovação, dependem de dois fatores: primeiro a necessidade que o meio em que vivemos exige, e o outro são as habilidades de encontrar o nicho em que você tem maior talento e paixão para desenvolver produtos ou serviços que esse seu ambiente está necessitando agora. Para isso, é preciso ter uma competência chamada empreendedorismo.

Lendo o livro Líder Empreendedor de Dave Ramsey, duas histórias me chamaram a atenção, a qual compartilho com vocês, e tenho certeza que vai levá-los à reflexão, pois uma das coisa que percebo na nossa sociedade do assistencialismo, é a inércia.

“Certa vez, durante o período de férias de inverno, eu e o amigo com o qual dividíamos o apartamento na época da faculdade batemos na porta de casas que tinham chaminé e usamos a mesma estratégia de Matt (personagem do folclore americano, um lenhador de estatura gigantesca, que tem como nome Paul Bunyan), com a diferença que queríamos vender lenha para aquelas pessoas. Em um mês muito frio, que passou rápido, vendemos, cortamos e entregamos 78 pilhas de lenha cortada e isso pagou o custo dos nossos estudos naquele semestre. Enquanto isso, alguns de nossos amigos estavam fritando Whoppers em troca de salário-mínimo e endividando-se com empréstimos para estudantes. Eu gostaria de ser mais inteligente, pois poderia ser alguém como Michael Dell ou Bill Gates em vez de Paul Bunyan”.

A segunda história é também um bom exemplo de empreendedorismo:

“O golfe era apenas um passatempo para Jason Droege. Agora, é o seu meio de vida.

Certo dia, enquanto jogava golfe com um amigo, Droege teve uma visão: havia milhares de tacos de golfe esquecidos ou fora de uso nas garagens de toda a nação. Droege sabia que o lixo de uma pessoa é o tesouro de outra; assim, em 2002, ele iniciou sua empresa, a Back 9 Golf Co.

Jason visitava bazares, feiras de garagem e outras fontes onde indivíduos queriam vender tacos usados e os comprava a preços baixos. Ele os limpava e os colocava à venda no eBay. Continuando a investir em sua ideia, entrou em contato com grandes lojas especializadas em golfe, e em quatro anos havia chegado a 2 milhões de dólares em vendas no eBay”.

Essas duas histórias nos mostram a diferença entre o comodismo de viver de esmolas oferecidas por governos, ou ir à luta com suas ideias, ou seja, ser um empreendedor. Para isso, precisa primeiro ter um pensamento sistêmico, saber pensar, segundo, buscar a informação sobre o mercado que quer entrar, terceiro, fazer seu plano de negócio, e por fim, agir, ou seja, implementar sua ideia. Mas, uma coisa me chama a atenção nos empreendedores, a sua visão e persistência.

Está com dificuldade de achar seu caminho, saia do quadrado, coloque suas ideias, não jogo fora nenhuma delas, por achar que não tem cabimento, lembre-se, o século XXI exige três coisas fundamentais: velocidade, profundidade (conhecimento) e tecnologia, sem isso você está fadado a morrer profissionalmente.

Para encerrar, o Fórum mundial da Economia, descreveu quais são as dez competências mais exigidas no futuro:

  1. Adaptabilidade Proativa;
  2. Resiliência Evolutiva;
  3. Liderança por Propósitos;
  4. Cultura Digital;
  5. Cocriação e Prototipagem Rápida;
  6. Empatia Multifocal;
  7. Solução da Complexidade;
  8. Fazer menos e melhor;
  9. Agilidade não apressada;
  10. Recapacitação (Reskilling);

Portanto, pense nisso e tenha um grande futuro!

⚙️ IZF Coaching
Iússef Zaiden Filho, Palestrante, Advogado, Professor, Filósofo, Sênior Coach, e Consultor Master of Science in Emergent Technologies in Education, pela Must University, Flórida, USA, Direito pela Universidade São Francisco, Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, MBA em Gestão de Processos Industriais-UNICAMP especializado em Desenvolvimento Gerencial, Negociação e Logística pela FGV-SP, Liderança pela FranklinCovey USA, Sênior Coach e Carreira, certificado internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute), Coaching de Excelência e Negócio, pela Academia Emocional, em Franquias pela Franchising University, Empreendedorismo pelo Empretec/SEBRAE, Agente do terceiro Setor, Escola Aberta do Terceiro Setor. Sênior Coach, advogado, filósofo, sócio proprietário da IZF Coaching e Desenvolvimento Humano, como consultor parceiro da Giovanoni Internacional Consultoria, Parceiro de Negócios com a YouUp e INV de Portugal com João Catalão e Ana Penin, Professor dos cursos de MBA, Franklin Covey School Brasil, Sustentare Escola de Negócios Joinville e Trecsson/FGV Escola de Negócios do Paraná, Colunista da Revista Coach Me, coautor do livro Empreendedorismo para Jovens, Editora Altas, Diálogos de Gestão, JML Editora, Fator E, Duna Wrietrs e participações nos livros Ferramentas de Coaching, edição Portuguesa e Atitude UAU me, edição Brasileira, todos dos autores João Alberto Catalão e Ana Penin. Foi consultor da FranklinCovey Brasil e Triad PS, por mais de 10 anos, e presidente do IMTEF Instituto Meus Tostões de Educação Financeira) OSCIP, e da ONG Embaixadores da Prevenção Trabalhou, durante 25 anos em duas grandes corporações, como a Johnson & Johnson e Unilever.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa