Criatividade e Inovação, competências necessárias aqui e agora!

Publicado em 07 de novembro de 2018

Temos ouvido falar muito em desemprego, jovens em idade de trabalho com dificuldade de encontrar sua primeira oportunidade, e fica-se esperando programas sociais para que essa problemática seja resolvida.

Países desenvolvidos têm programas diferentes de países em desenvolvimento como o nosso, que usa a famigerada “Bolsa”, ou seja, bolsa disso, daquilo, e isso cria na população um certo comodismo e tira a oportunidade de se pensar, criar, sentir e agir.

Em países desenvolvidos ela é substituída por programas de educação, já que no século XXI, a questão emprego, já não existe mais. As relações trabalhistas são feitas entre pessoas jurídicas, e isso exige de cada um esforço para não pensar em sobrevivência, mas em produtividade.

A Criatividade e Inovação, dependem de dois fatores: primeiro a necessidade que o meio em que vivemos exige, e o outro são as habilidades de encontrar o nicho em que você tem maior talento e paixão para desenvolver produtos ou serviços que esse seu ambiente está necessitando agora. Para isso, é preciso ter uma competência chamada empreendedorismo.

Lendo o livro Líder Empreendedor de Dave Ramsey, duas histórias me chamaram a atenção, a qual compartilho com vocês, e tenho certeza que vai levá-los à reflexão, pois uma das coisa que percebo na nossa sociedade do assistencialismo, é a inércia.

“Certa vez, durante o período de férias de inverno, eu e o amigo com o qual dividíamos o apartamento na época da faculdade batemos na porta de casas que tinham chaminé e usamos a mesma estratégia de Matt (personagem do folclore americano, um lenhador de estatura gigantesca, que tem como nome Paul Bunyan), com a diferença que queríamos vender lenha para aquelas pessoas. Em um mês muito frio, que passou rápido, vendemos, cortamos e entregamos 78 pilhas de lenha cortada e isso pagou o custo dos nossos estudos naquele semestre. Enquanto isso, alguns de nossos amigos estavam fritando Whoppers em troca de salário-mínimo e endividando-se com empréstimos para estudantes. Eu gostaria de ser mais inteligente, pois poderia ser alguém como Michael Dell ou Bill Gates em vez de Paul Bunyan”.

A segunda história é também um bom exemplo de empreendedorismo:

“O golfe era apenas um passatempo para Jason Droege. Agora, é o seu meio de vida.

Certo dia, enquanto jogava golfe com um amigo, Droege teve uma visão: havia milhares de tacos de golfe esquecidos ou fora de uso nas garagens de toda a nação. Droege sabia que o lixo de uma pessoa é o tesouro de outra; assim, em 2002, ele iniciou sua empresa, a Back 9 Golf Co.

Jason visitava bazares, feiras de garagem e outras fontes onde indivíduos queriam vender tacos usados e os comprava a preços baixos. Ele os limpava e os colocava à venda no eBay. Continuando a investir em sua ideia, entrou em contato com grandes lojas especializadas em golfe, e em quatro anos havia chegado a 2 milhões de dólares em vendas no eBay”.

Essas duas histórias nos mostram a diferença entre o comodismo de viver de esmolas oferecidas por governos, ou ir à luta com suas ideias, ou seja, ser um empreendedor. Para isso, precisa primeiro ter um pensamento sistêmico, saber pensar, segundo, buscar a informação sobre o mercado que quer entrar, terceiro, fazer seu plano de negócio, e por fim, agir, ou seja, implementar sua ideia. Mas, uma coisa me chama a atenção nos empreendedores, a sua visão e persistência.

Está com dificuldade de achar seu caminho, saia do quadrado, coloque suas ideias, não jogo fora nenhuma delas, por achar que não tem cabimento, lembre-se, o século XXI exige três coisas fundamentais: velocidade, profundidade (conhecimento) e tecnologia, sem isso você está fadado a morrer profissionalmente.

Para encerrar, o Fórum mundial da Economia, descreveu quais são as dez competências mais exigidas no futuro:

  1. Adaptabilidade Proativa;
  2. Resiliência Evolutiva;
  3. Liderança por Propósitos;
  4. Cultura Digital;
  5. Cocriação e Prototipagem Rápida;
  6. Empatia Multifocal;
  7. Solução da Complexidade;
  8. Fazer menos e melhor;
  9. Agilidade não apressada;
  10. Recapacitação (Reskilling);

Portanto, pense nisso e tenha um grande futuro!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.