Construindo relacionamentos familiares de qualidade

Publicado em 20 de novembro de 2017

Construir uma família, seja ela constituída como for, exige entrega, dedicação, comprometimento e amor. É no âmbito familiar que a vida é nutrida e se desenvolve através da educação e dos valores que transmitimos aos nossos filhos. Ter congruência e consonância entre os cuidadores é essencial para que se mantenha a harmonia e o alinhamento dos valores que se deseja transmitir em família.

Para se conquistar uma qualidade de vida familiar é necessário que exista presença afetiva orientadora e formadora. O tempo juntos é fundamental para criar conexão, que irá gerar um elo inquebrantável nos relacionamentos saudáveis e pautados na confiança e no respeito. Quando a relação está fortalecida, os momentos disruptivos que surgirem ficam mais fáceis de administrar.

Uma das coisas que tememos como pais é nos distanciarmos de nossos filhos e essa sensação aumenta conforme eles vão crescendo e ganhando autonomia. Existem momentos em que começamos a nos questionar se realmente os conhecemos como deveríamos, principalmente quando nos deparamos com situações, opiniões e atitudes que nos surpreendem, por não condizerem com aquilo que supomos conhecer deles.

Nos momentos de dificuldade é quando nossos filhos mais precisam de nosso apoio para enfrentarem seus desafios. Nas situações mais conflitantes, devemos ter em mente que o filho que amamos continua lá. Com paciência e compreensão, somos capazes de ajudá-los a minimizar os efeitos e redirecionar seus comportamentos. Como família, mesmo quando as situações são difíceis, a união e o apoio mútuo são capazes de fortalecer ainda mais os vínculos.

A comunicação é uma forma poderosa de conexão e de estabelecer a confiança. A forma como nos comunicamos faz toda a diferença no relacionamento e é de extrema importância para que os pais consigam exercer sua missão de guiar, orientar, fornecer limites, transmitir conhecimentos e valores e encorajar os filhos a alcançarem o seu verdadeiro potencial. Precisamos estar atentos ao estilo de comunicação que utilizamos com nossos filhos. É importante garantir uma comunicação assertiva, clara, direta e positiva.

Na maioria das vezes queremos passar ensinamentos em momentos de nervosismo, desapontamento, contrariedade e exaltação. Devemos ter em mente que nestes momentos nossos filhos estão mais reativos. Nos períodos que estão com pouca disposição, tristes, cansados e com baixa energia, precisam reestabelecer o equilíbrio e, provavelmente o que você disser será pouco absorvido e produtivo.

Para garantir uma comunicação mais efetiva e positiva, use perguntas e os ouça com atenção. Procure ser objetivo em suas abordagens, sermões e longos discursos costumam desconectá-los. A comunicação se estabelece melhor nos momentos de tranquilidade, leveza, descontração e harmonia, em que se encontram mais receptivos e prontos para aprender.

Procure entender e entrar no universo do seu filho. Busque se interessar pelas coisas que ele aprecia. Entenda quem são seus influenciadores, seus amigos, o que está assistindo, jogando e ouvindo. Podemos nos surpreender positivamente ao descobrir formas de passar mais tempo com ele fazendo atividades que possam ser muito prazerosas para todos. Compartilhar nossos próprios interesses também é uma boa forma de apresentar aos filhos as coisas que gostamos, dando abertura para que façam o mesmo.

Descobrir interesses em comum e afinidades, como um esporte, uma série de tv, um jogo, gosto por atividades artísticas, culinária, etc., são ótimas formas de se conectar. Atendi um processo em que minha cliente conseguiu se reconectar com o filho que estava se distanciando ao entrar na adolescência, depois que começaram a jogar tênis juntos. O esporte foi a abertura para possibilitar uma comunicação mais leve, sem tanta cobrança e crítica. Aproveitavam o trajeto para o jogo para conversar, almoçavam juntos e essas experiências trouxeram novas descobertas, que descortinaram outras possibilidades e propiciou mais tempo juntos de qualidade e harmonia.

Desenvolver um bom relacionamento com os filhos é fundamental, mas não devemos esquecer que na família existe uma hierarquia que deve ser respeitada. Os pais devem ter autoridade e são os responsáveis em conduzir, direcionar e orientar a educação dos filhos. Em muitos momentos, nada do que possamos fazer irá mudar uma situação, mas o que realmente importa é que eles se sintam seguros e saibam que independentemente do que aconteça, possuem tudo que precisam para atravessar suas experiências e, principalmente, poderão contar com nosso apoio e nosso melhor afeto.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.