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Construa um negócio com significado e lucratividade!

Era uma vez uma pessoa cheia de ideias, com um sonho de ter seu negócio, mas eram tantas ideias que nada tomava forma e ela ficava no mesmo lugar... Você se reconhece nesta história? Tem algumas ideias e não consegue dar o primeiro passo?

Era uma vez uma pessoa cheia de ideias, com um sonho de ter seu próprio negócio; mas eram tantas ideias que nada tomava forma e ela ficava no mesmo lugar: infeliz no seu trabalho atual e com medo de arriscar. E o seu felizes para sempre parecia um filme de terror, com vários monstrinhos prontos para destruir o seu grande sonho: ter um negócio com a sua cara para chamar de seu.

Você se reconhece nesta história? Tem algumas ideias e não consegue dar o primeiro passo? Ou você já tem um negócio, mas percebe que ele não é lucrativo e sustentável?

Para muitas pessoas, construir um negócio com significado e lucratividade é apenas olhar para fora, se esquecendo que tudo começa dentro de nós. Como assim?

Empreender é sim se preparar, estudar, conhecer o mercado, estar preparado para altos e baixos, para lidar com frustrações, trabalhar não apenas com o lado criativo e bacana da coisa; mas também é administrar as vendas, finanças e liderar a sua própria jornada. Contudo, empreender é também colocar os nossos talentos a serviço de um propósito, honrar as suas paixões, valores de forma a gerar valor no mundo. Desta forma, os clientes vão se conectar contigo, uma vez que as pessoas não compram apenas o que você faz; mas porque faz.

Para construir um negócio onde possa ter lucratividade, mas honrando a sua essência, você precisa olhar para dentro. E a melhor ferramenta para te apoiar nesta jornada é o autoconhecimento, pois você pode extrair verdadeiros tesouros que farão toda a diferença para seu negócio.

Se você precisa de ajuda por onde começar, quero te guiar com algumas dicas de como construir um negócio com propósito.

  1. Olhe para sua história. Ela tem muito a contar sobre você. Faça uma linha do tempo com os momentos que considera positivos e de sucesso. Colha os seus talentos, atitudes tomadas em diversas situações. Resgate suas habilidades e coisas que gostava de fazer. Muitos insights virão para inserir no seu negócio.
  2. Honre as suas paixões. Você passaria 16 horas ou um final de semana trabalhando com o que não gosta e não tem afinidade? O seu negócio pode sim honrar as coisas que ama. Liste tudo o que curte e tem grande importância para você. Em seguida, veja o que é um hobbie e o que efetivamente pode transformar num negócio.
  3. Seus talentos e habilidades em primeiro lugar. Identifique seus pontos fortes e comportamentos que são sua marca registrada. O seu negócio é quem você é, portanto, deve utilizar ao máximo os seus potenciais. Vale tudo, pois você vai colocar todo o seu capital humano para gerar produtos e serviços alinhados ao que você acredita e faz de melhor.
  4. Tenha clareza da sua missão e propósito. Através dos seus dons e talentos, você tem uma missão a realizar; uma mensagem para transmitir e o seu negócio deve refletir o seu porquê, ou seja, a promessa de transformação para seus clientes. O ponto de partida é compreender o seu propósito e depois do seu negócio. Para te apoiar, entenda o significado de cada um dos seus talentos. Por exemplo: se comunicação é um ponto forte; o que é ser comunicativo para você? O que faria até de graça? O que brilha seus olhos? O que te move? Estas respostas vão mostrar o seu propósito e assim pode projetar a maneira de apoiar seu cliente na sua transformação. Comece com o PORQUE do seu negócio (promessa de transformação), depois passe para o COMO (forma de levar seu cliente para o que deseja) e por último, o seu O QUE, ou seja, seus produtos e serviços.
  5. Valores – pilares fundamentais. Os seus valores e motivações são pontos cruciais para desenvolver toda a estrutura e tomada de decisões do seu negócio. Leve em consideração tudo aquilo que te motiva e são pilares importantes de valores para a sua base como empreendedor e deixe claro ao construir seu negócio.
  6. Que valor quer gerar no mundo? Reflita sobre como seu negócio gera valor para as pessoas. Para isso, descreva que problema seu negócio resolve, que lacunas preenchem no mercado, de que maneira pode inspirar e encantar seus clientes. Com todo este material, desenhará produtos e serviços mais alinhados às necessidades dos seus clientes.

Para criar um negócio com significado e lucratividade, você precisa honrar a sua verdade e se permitir colocar sua ideia no mundo, até porque sem ação, o seu negócio só ficará no mundo das ideias. Leve o medo junto contigo e arrisque-se! O seu felizes para sempre só depende de você!

Aline Gomes Author
Aline Gomes é uma inquieta que adora potencializar a performance dos profissionais. Psicóloga, Pós Graduada em Administração de Empresas com 5 certificações em Coaching, atuou por mais de 10 anos como Executiva de RH com projetos estratégicos no Brasil e América Latina. Atualmente é empreendedora na Make Different, Head dos cursos in company da Escola Conquer e professora do Leadership Experience. É criadora do Sacadas de Carreira, blog que gera conteúdos para acelerar a carreira dos profissionais.
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