fbpx

Conhecimento Específico – Sucos Prontos: Pouca fruta e muito açúcar!

O conhecimento específico traz mais segurança na prática de uma alimentação saudável. Avalie se o consumo dos sucos industrializados é um dos grandes sabotadores para a concretização dos seus objetivos.

O conhecimento específico trará mais segurança na prática de uma alimentação saudável.

Neste post eu recomendo a leitura da reportagem abaixo, para entrar em contato com o “conhecimento específico”, que trará mais segurança na prática de uma alimentação saudável.

A partir dessa leitura, avalie se o consumo dos sucos industrializados é um dos grandes sabotadores para a concretização dos seus objetivos.

Os resultados vêm a partir do comportamento e, quando identificamos os sabotadores como esse, podemos mudar comportamentos e consequentemente os resultados.

Boa Leitura!

Abraços,

Daniela Cierro

Resumo da Matéria de 07/02/2014 – Gazeta Online

Sucos prontos: pouca fruta e muito açúcar

Idec testou 31 amostras de néctares de sete marcas; 10 foram reprovadas.

O Idec testou em laboratório 31 amostras de néctares de sete marcas: Activia, Camp, Dafruta, Dell Vale, Fruthos, Maguary e Sufresh, em diferentes sabores. O objetivo era identificar se os produtos cumprem os principais requisitos de qualidade e de identidade previstos na Instrução Normativa nº 12/2004 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), analisando itens como o teor de fruta e a quantidade de açúcar, por exemplo.

Do total, 10 produtos (32%) foram reprovados por não conter o teor de polpa ou suco de fruta exigido por lei. Segundo a norma atualmente em vigor, o percentual mínimo de fruta varia de 20% a 40%, dependendo do sabor do néctar.

A Maguary teve o pior resultado: três dos cinco néctares da marca avaliados têm uma quantidade menor de fruta do que o esperado. As marcas Camp, Dafruta, Fruthos e Sufresh tiveram, cada uma, dois sabores reprovados nesse quesito. Somente as bebidas da Activia e da Dell Vale foram aprovadas em todos os sabores.

Para Ana Paula Bortoletto, nutricionista do Idec, o resultado do teste é grave, tanto pelo alto índice de descumprimento da legislação, quanto pelo fato de que muitos consumidores acham que néctar é a mesma coisa que suco. Contudo, na verdade, para ser chamada de “suco”, a bebida deve ser composta praticamente só de fruta (e de água, em alguns casos) e não pode conter substâncias “estranhas”; já o néctar, além de apresentar só uma parcela de fruta, ainda contém açúcar e aditivos químicos, como corantes e antioxidantes. “Essa confusão (entre néctar e suco) é reforçada pelo uso ostensivo de imagens de frutas nas embalagens dos néctares, passando a falsa impressão de que a bebida é natural’”, destaca Ana Paula.

Se você tiver interesse pela matéria na íntegra, clique aqui.

Daniela Cierro é Coach, Nutricionista. Personal Diet e Sócia-diretora da Sociedade Brasileira de Personal Diet de São Paulo, uma empresa que acredita no atendimento personalizado para a solução dos problemas relacionados à Nutrição, utilizando-se das ferramentas do Coaching aliadas à Ciência da Nutrição.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa