fbpx

Como sobreviver nas Férias… Sem Engordar!

Será que em 2-3 semanas do ano, podemos pôr a perder os resultados de um ano inteiro? Será que você não está com motivações erradas, que levam a dietas demasiadamente restritivas, a hábitos pouco saudáveis, que terminam em descontrole alimentar, ao chegar às tão esperadas férias?

* Observações do Editor: Como a colunista é lisboeta, ela se refere às férias na Europa, que são no mês de Agosto. Mas como as dicas servem para o ano inteiro, resolvemos publicar este artigo, mesmo fora da época de férias escolares aqui no Brasil.

Será que em 2-3 semanas do ano, podemos pôr a perder os resultados de um ano inteiro!?

Muitas vezes, esse fato deve-se às restrições que ocorreram durante o ano, sempre com o pensamento de “Tenho de emagrecer para as férias…tenho de emagrecer, senão não vou caber no biquíni”. Em primeiro lugar, essas são as motivações erradas, que levam a dietas demasiadamente restritivas, a hábitos pouco saudáveis, que terminam em verdadeiros manjares e descontroles alimentares, quando se chega às tão esperadas férias!

A questão é que as férias, que são a altura do ano em que conseguimos relaxar, descansar do stress do dia a dia, em que não há horários, nem obrigações, revela-se igualmente o período de “Férias da Dieta”. E porque motivo esse fenômeno acontece?

Precisamente, durante o ano, termos passado demasiado tempo restringindo a alimentação, a comer alimentos que não se gosta, a criar hábitos que não são compatíveis com as nossas rotinas e com o que nos dá prazer…logo, é razoável e perfeitamente aceitável que pelo menos naquele período do ano, que durante as 2-3 semanas até da dieta se tire férias!!

A questão é que se um emprego pode ser algo variável, pois há sempre a possibilidade de mudar de emprego, de área profissional e até de Cidade, da alimentação…já não é bem assim!

Pois a verdade, é que temos de comer e alimentar para o resto da nossa vida!! A questão será…Como vai escolher alimentar-se para o resto da sua vida? Como quer que seja a sua qualidade de vida? E a verdade, é que não dá para “tirar férias” da comida! Pois mesmo de férias…ela vem atrás!

Qual a solução?

A solução, parte por encontrar, preferencialmente com a ajuda de um Nutriconista certificado, uma alimentação saudável, que lhe permita ter maior qualidade de vida e prevenir determinadas doenças, mas sempre dentro e de acordo com as suas rotinas, gostos e preferências alimentares e tendo em conta os seus pratos preferidos!

Desse modo, verá que fica mais fácil (e saudável) alimentar-se bem o ano inteiro, tendo prazer a comer, descobrir até novos alimentos, em vez de restringir demasiadamente para depois recuperar todos os resultados naquelas semanas!

E na prática, como sobreviver às férias sem aumentar de peso?

# Coloque uma meta realista, não se espera que diminua de peso, no entanto não tem de aumentar!

# Coma de 3 em 3 horas, de modo a não haver baixa de glicose e consequentemente maior ingestão de doces e mais quantidade de comida no geral!

# Ingira uma boa quantidade de água, entre 1,5 a 2L por dia. Sabia que muitas vezes confude fome com sede? O cérebro tem dificuldade em distinguir a sensação de fome e sede, pelo que da próxima vez que tiver fome e tiver comido há menos de 1 hora, experimente beber um bom copo de água!

# Evite comer entre as refeições, principalmente alimentos doces: bolachas, biscoitos, gelados. Resista à tentação e estabeleça um compromisso consigo de quais os dias é que vai cometer excessos e que quantidade. O perigo é ter um dia livre, e nesse dia ingerir 2 ou 3x mais das calorias diárias que necessita!

# Se é amante de gelados, opte pelos sorvetes (fruta + água) pois vão ter menor valor calórico e teor de gordura.

# Quando tiver vontade de algo doce, por que não experimentar cortar 1 ou 2 frutas aos pedaços e polvilhar com canela?!

# Opte por fazer refeições mais leves, saladas sempre que possível e coloridas, porque os olhos também comem! Aproveite para experimentar receitas novas, para dar uso às frutas e vegetais tipicos desta época e por dar cor aos seus pratos!

# Em vez de usar molhos ricos em gordura, como maioneses/Ketchup, a opção ideal será usar azeite ou molho feito com iogurte + gotas de limão + especiarias.

# Mexa-se o máximo possível! Todos os dias faça uma caminhada/jogging/corrida. Reserve entre 60 a 90 minutos diários para sair de casa e fazer atividade física!

Faça diferente nestas férias e aposte em adotar hábitos saudáveis e que consiga manter o ano inteiro…para que não tenha necessidade de tirar férias da sua alimentação!

Joana Carvalho Costa
Nutricionista e Coach
www.nutri-coaching.com

Joana Carvalho Costa, licenciada em Ciências da Nutrição com mais de 10 anos de experiência e Coach Certificada, atua como Nutricoach em Clinicas ajudando os seus pacientes a encontrarem um maior equilibrio através de uma alimentação e Mente Saudáveis. Especializada no acompanhamento de Grávidas, adultos e crianças com excesso de peso/obesidade, disturbios do comportamento alimentar e em casos de Fome Emocional. É consultora em revistas na área da Saúde e Bem-estar e é palestrante convidada em Colóquios e Seminários de Nutrição. Mentora e Coordenadora da Especialização em Nutricoaching, em Portugal e Brasil e já formou mais de 100 Nutricionistas e profissionais de Saúde nesta área. O Nutricoaching tem a base da consulta de Nutrição com a vantagem de usar técnicas específicas de Coaching, que visam aprofundar o conhecimento sobre si mesmo, encontrar as verdadeiras causas do desequilibrio alimentar e aumentar a motivação e foco nos resultados.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa