Como lidar num ambiente de tensão!

Publicado em 30 de março de 2015

Quando nos defrontamos com uma situação de tensão, como nos comportamos?

Muitas vezes nos descontrolamos, ou, como se diz, “perdemos a cabeça”, “isso nos tira do sério” e falamos ou fazemos coisas de que nos arrependemos ou, até mesmo, criamos atritos difíceis de reparar depois.

O que acontece nesses casos? Acontece que perdemos o comando da situação, perdemos nosso centro. Mas, podemos saber atuar em meio a um clima de tensão?

Vou primeiramente apresentar o conceito de tensor pessoal, que na realidade é o que percebemos como sendo clima pessoal, que é formado pelas energias de seu corpo, mais as energias de seu campo mental – seus pensamentos, suas crenças, suas emoções, os costumes adquiridos – e de seu campo de relacionamentos – família, escola, empresa, comunidade.

O Tensor pessoal na realidade é uma frequência energética, ou seja, é um campo vibracional que vai além do corpo físico. Este tensor tem um centro energético para onde converge toda a energia que entra em seu campo e de onde ele emite energia para sua área de influência.

É este centro energético que nos impulsiona, nos movimenta, nos comanda – é a ele que nós seguimos, é este centro que determina nossas ações, sentimentos e pensamentos. Precisamos entender que o que nos comanda é a energia.  Por exemplo, ao vermos uma sobremesa da qual gostamos, imediatamente surgirá uma energia que impulsionará uma ação para nos servirmos dela.

Se estivermos atentos poderemos ter comando sobre o impulso, mas se estivermos desatentos fatalmente iremos nos servir da sobremesa sem nenhum controle, uma espécie de automatismo sem condução.

O estado atento chamamos de centramento e nos leva a uma ação conduzida. O estado desatento nos leva a uma reatividade que denominamos de descentramento, ou seja, é como se o nosso centro de comando partisse da própria sobremesa.

O centramento é essencial para quem quer se autoconduzir. Sem centramento não há autocondução. Você é simplesmente levado pela energia externa a você e que você nem percebe. O centramento permite a você conduzir-se e, se necessário, assumir a condução do evento.

É importante entender bem este assunto, devido às implicações que tem em nossa vida diária.

O que é o centramento pessoal? Como se centrar? Como estar no comando?

Centramento pessoal é estar no seu centro, é você estar enraizado em si mesmo de tal forma que nenhuma situação ou pessoa seja capaz de desviá-lo. Mas, não se deve confundir centramento com concentração. Concentrar-se está mais ligado ao lado racional da mente e exige que você faça algum esforço para focar em algo de seu interesse. Estar centrado acontece quando nenhum esforço é exigido de sua parte. Você pode permanecer relaxado, fluido o tempo todo. Você está aberto para tudo à sua volta e ainda assim tão profundamente envolvido quanto o próprio firmamento.

O centramento pessoal acontece, pois, quando você faz uma ligação energética interna do centro de percepção (centro Yin, ligado à energia da terra, que os orientais localizam 4 dedos abaixo do umbigo) com o centro de comando (centro Yang, na área central da cabeça, junto à glândula pineal, por onde captamos a energia do céu). Um nos liga ao campo energético proveniente do planeta terra. O outro nos liga ao campo energético do sistema solar. O processo de centramento se dá quando conseguimos ligar os dois pontos energéticos, ligando-nos a um campo energético maior, ao Espaço-Tempo universal.

O centramento pode ser exercitado muitas e muitas vezes por dia, até estarmos no estado centrado a maior parte do tempo, conduzindo nossas ações.

O Centro, então, se torna um fio de simultaneidade, ligando os centros Yin e Yang, o que viabiliza a função intuitiva, elevando a sensibilidade interna e as captações sensoriais externas. A gente percebe muito melhor tudo que se passa tanto dentro quanto fora de nós. E nos dá o tempo necessário para decidirmos o que fazer de forma mais condizente com o que a realidade está pedindo de nós. Só então é que podemos dizer que temos uma postura prestadia, isto é, de liderança, de serviço ao nosso bem-estar e ao bem-estar das pessoas e outros seres com quem convivemos.

Marcos Wunderlich e Renato Klein







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.