Como lidar com clientes indecisos

Publicado em 14 de outubro de 2015

Você já deve ter visto ou atendeu aquele cliente que não sabe o que quer. Pede várias informações, tem dificuldade de entendê-las, é dispersivo, não presta atenção, pede para ver várias opções de produtos sem decidir-se por um deles e depois de passar um bom tempo no estabelecimento decide ir embora sem comprar nada. Este é o famoso CLIENTE INDECISO.

Muitos vendedores ficam bastante irritados com este tipo de cliente, principalmente quando trabalham em lojas em que o atendimento é feito por rodízio. Estes clientes sempre existirão, então, é preciso atuar de forma a converter o máximo dos atendimentos em vendas. Vamos a algumas dicas campeãs.

MANTENHA A CALMA

Evite irritar-se ou demonstrar qualquer tipo de insatisfação para o cliente. Faça o seu melhor. A abordagem é fundamental para o sucesso do atendimento. Do momento que o cliente sentir-se seguro você ganhará sua confiança e suas possibilidades aumentarão.

CUIDADO COM A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL

Quando nos comunicamos utilizamos a comunicação verbal e não verbal. A primeira como o próprio nome diz são as palavras, a entonação, ritmo, volume que se coloca na voz. A segunda são os gestos. A união das duas compõe a mensagem. O problema é que a comunicação não verbal na maioria das vezes se dá de maneira involuntária e pode transmitir insatisfação, impaciência traindo o emissor e prejudicando o atendimento.

OUÇA O CLIENTE

Ouvir é diferente de escutar. Escutamos sons de um objeto caindo no chão, por exemplo. Já o ato de ouvir é ir além do que o cliente está transmitindo, é compreender a necessidade do cliente, o que ele diz nas entrelinhas. É atuar com sensibilidade para perceber o que o cliente não demonstra.

ADOTE POSTURA CONSULTIVA

Como o cliente indeciso tem dificuldade para decidir-se, então, é o vendedor que deve ajudá-lo na escolha fazendo sugestões, porém, não exagere. Dê-lhe duas opções, três no máximo. Proponha que o cliente experimente o produto. Elogie.

FOCO NO ATENDIMENTO

Mantenha o foco e não se distraia com interferências externas. Dê total atenção ao cliente. Lembre-se de que a confiança é algo conquistado e o cliente deve perceber seu interesse genuíno em ajudá-lo. Se em algum momento ele perceber que o vendedor está interessado somente em compor sua comissão tenha certeza de que a venda será perdida.

CHECAR ENTENDIMENTO

Ao finalizar o atendimento verifique sempre se o cliente compreendeu as informações que você passou, principalmente nos casos em que ele demonstrar certa confusão.

Seguindo estas dicas certamente você terá sucesso com este tipo de cliente. E mesmo que o cliente não efetue a compra não desista. Todo cliente é fonte de indicação de outros clientes.

A venda é a consequência de um trabalho bem feito.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.