Como lidar com a angústia através do Mentoring

Publicado em 08 de julho de 2019

3 técnicas de Mentoring para lidar com a angústia

O que é o Mentoring?

O Mentoring é uma metodologia pedagógica que se propõe a dar suporte às pessoas para que estejam de posse de suas próprias vidas, mais focadas na busca de sua realização. O Mentoring, como o próprio nome o diz, trabalha com seu cliente no sentido de expandir sua mente, aprofundar o autoconhecimento, tomar consciência de si e de suas conexões.

De modo geral, entende-se como mentor uma pessoa mais experiente que orienta seu mentorado, seja no conjunto de sua caminhada, seja em alcançar maiores resultados em alguma atividade específica.

A proposta do Instituto Holos de Qualidade, através dos instrumentais do Sistema ISOR®, é mais ampla. Seu foco são as pessoas e suas formas de entender a vida e os relacionamentos humanos.

Para evitar confusão, o Sistema ISOR®, ao se referir ao Mentoring, vem apresentando um neologismo. Chamamos de Holomentoring® e o entendemos como a arte da entreajuda em que o Mentor auxilia o Mentorado a aprender a cultivar-se e, degrau a degrau, caminhar rumo à excelência de vida pessoal, profissional e social.

Preciso observar aqui que esta atividade ora proposta é para as pessoas que sentem angustia sim, mas que sejam capazes de lidar por si só com esta situação. Caso seja uma angustia profunda ou traumática, sugerimos a busca de profissionais da área da saúde capacitados para lidar com estas situações.

O Mentoring como ampliação da Mente 

Nós, do Instituto Holos, colocamos a ampliação mental como o foco de nossa atividade enquanto mentores. Trabalhamos, pois, a expansão da mente.

A mente é o que temos de mais precioso. Através da mente é que tudo existe para nós: o mundo e tudo o mais, as pessoas, as coisas e nós mesmos só existimos segundo o modo como nós vemos, como nós interpretamos, como pensamos. Nós damos nomes às coisas e às pessoas. Nós é que damos valor a tudo. Elas só valem o que nós, através de nossa mente, julgamos que valem.

As coisas não são nem feias, nem bonitas. Nossa mente é que diz para nós que tal coisa é bonita, tal ato é feio. As coisas também não são certas ou erradas. É nossa mente, com todas as suas configurações internas, que diz que tais ações ou pensamentos são certos ou errados. As coisas e as pessoas também são boas ou más segundo os princípios que determinam como as devemos avaliar.

Como lidar com a Angústia através do Mentoring

O que é que pode nos provocar angústia, ansiedade, insegurança, aflição, medo do futuro? Se pararmos para refletir sobre o que é a angústia, vamos ver que ela é uma expressão de nossa mente, ela não existe fora de nós.

O que é a angústia senão uma forma de medo frente ao que virá, uma insegurança frente ao futuro, uma sobrecarga de incertezas quanto ao amanhã e de perguntas sem respostas? O que é o amanhã senão o direcionamento que damos ao hoje, o que é o depois senão a caminhada a partir do agora? E o que é o agora senão o ponto de chegada de minha longa caminhada de vida?

Vou propor três técnicas para você lidar com momentos de angústia, onde você se coloca como seu próprio mentor:

1. Exercício de Centramento:

  1. Sente-se confortavelmente numa cadeira, mantendo sua coluna ereta, pés paralelos e braços/mãos descruzados;
  2. Feche seus olhos e entre em contato com seu corpo e sua respiração… inspire energia nova e expire energia gasta;
  3. Vá relaxando pouco a pouco todo o seu corpo, da cabeça aos pés;
  4. Pela sola dos pés, imagine que escorrega para a terra o excesso de pensamentos, de medos, as angústias, o excesso de emoções, os mecanismos de ataque-defesa, a prisão ao passado e futuro, gerando assim a sensação de um alívio ou um certo vazio interior! Sinta-se presente!
  5. Imagine agora que dentro do seu corpo, agora mais vazio, surgem duas esferas luminosas de cor branca, a primeira quatro dedos abaixo do umbigo na região central do corpo, e a outra esfera no centro da cabeça; (na metade de uma linha imaginária de uma orelha até a outra);
  6. Agora, com o seu olhar interno, localize a esfera de luz branca no centro da cabeça, e imagine-a descer lentamente pelo linha central do seu corpo até a garganta, da garganta até a região cardíaca, e dali deixe descer até quatro dedos abaixo do umbigo, fundindo-se com a outra esfera branca nesta região;
  7. Mantenha sua atenção na região do baixo ventre;
  8. Agora abra seus olhos lentamente, olhando tudo à sua volta sem se fixar em nada, observando todos os fenômenos sem se fixar e sem analisar. Respire normalmente.

O centramento pode ser feito bem rapidamente: basta visualizar a esfera luminosa no centro da cabeça e deixá-la cair rapidamente até 4 dedos abaixo do umbigo, onde ela se funde com o outro centro que está nesta região. Repita várias vezes ao dia, principalmente a cada vez que você começar a sentir angústia. Acredite: em seu Centro você tem a força do Universo.

2. Exercício de Valorização da Vida:

A valorização da vida nos ajuda a lidar com a angústia. Faça um passeio ao ar livre. Sinta a natureza à sua volta. Olhe os pássaros, as árvores, as flores e veja a vida que existe em cada um. Observe como tudo está pulsando vida, movimento. Sinta a vida que existe em tudo. Sinta agora cada passo que você dá e vá sentindo a vida dentro de você. Entre em conexão com tudo que está vivo. Sinta-se vivo(a)! Mergulhe em seu interior e sinta a vida vibrar em você, sinta a alegria de viver!

3. Exercício de Tomada de Decisão:

Outra técnica de mentoring para a angústia é o processo de tomada de decisões. Ficamos angustiados por medo do futuro. A tomada de decisões põe o futuro em nossa mão. Portanto, mãos à obra:

  1. Pegue um papel e escreva numa só curta frase o que está angustiando você neste momento, qual é a questão. Lembre-se: você é o mentor de si mesmo;
  2. Observe-se atentamente para “ver” claramente o que você está sentindo frente à questão proposta. Você é o seu próprio mentor. Então fale para você mesmo o que você está sentindo. Abra-se para você mesmo;
  3. Passo seguinte: não rejeite o que está sentindo. Aceite o fato de sentir-se inseguro frente ao futuro;
  4. Agora pense em todas as possibilidades do que você pode fazer para superar a questão. Escreva, pois isto ajuda a mantê-lo centrado;
  5. Faça agora um pequeno jogo mental: se eu fizer isso, o que pode acontecer lá na frente? Se fizer aquilo, agora, o que será lá na frente? E isto? Tente brincar um pouco com as ideias que vêm. Aos poucos você verá que sobram duas ou três possibilidades de solução. Escolha a que lhe parece melhor. Deve ser algo que você possa começar a fazer a partir de agora;
  6. Tenha coragem de decidir. Não existe a melhor solução. Existe, sim, a que lhe parece melhor. Decidir sempre é um risco, pois o futuro você é que vai construir, de acordo com as circunstâncias. Você é o piloto. Está nas suas mãos determinar o rumo a tomar;
  7. Agora relaxe. Você já tomou a melhor decisão. Planeje então como fazer acontecer a decisão: Onde? Quando? Negociar com quem? Com que meios? Em quanto tempo quais resultados posso esperar? Foca nisso sua mente. Não deixe a indecisão voltar.

Está em suas mãos fazer acontecer.

Conclusão:

O Mentoring, sim, sobretudo o Holomentoring®, pode sim lidar com a angústia. Através de um ampliação de visão de mundo, da vida e de si mesmo, podemos lançar um olhar mais tranquilo para tudo que pode nos causar angústia.

O mais importante de tudo é sentir que a vida somente acontece no presente, no aqui e neste exato instante. O passado já foi, deixou apenas memória, exerce influência no agora, mas já foi. Não posso mudá-lo, apenas, talvez, compreendê-lo melhor e aceitá-lo tal como foi.

O futuro, por sua vez, não existe agora. Está mas minhas mãos (e na minha mente) decidir o que quero que aconteça e planejar de que jeito fazê-lo acontecer. Eu posso fazer nascer vida nova a cada momento, se aceitar a vida como ela é aqui e agora.

Como a vida e o mundo são do jeito que minha mente entende que são, posso fazer com que minha mente crie o mundo que quero construir.

Neste sentido, o Mentoring pode lidar com a angústia e, através dele, podemos dar um sentido, uma direção, de realização pessoal, relacional e profissional.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.