fbpx

Como Entender os Problemas na Era Cognitiva?

Somos seres privilegiados. Possuimos uma fantástica estrutura comparável aos aplicativos de celular e está à nossa disposição gratuitamente. “Aplicativos mentais” poderosos utilizados de forma intuitiva. Aqueles que aprenderem os segredos deles podem fazer a diferença nos negócios, esportes e na vida!

Somos seres privilegiados, feitos para dar certo porque dispomos de uma fantástica estrutura que pode ser comparada aos aplicativos de um celular e, que está à nossa disposição gratuitamente. Trata-se de um conjunto de “aplicativos mentais” muito poderoso que utilizamos de forma intuitiva, na maioria das vezes. Por isso, aqueles que aprenderem os segredos desses aplicativos podem fazer a diferença nos negócios, esportes e na vida!

A palavra Cognição, do latim “cognitione”, refere-se à forma como funcionamos e processamos informações, ou seja, nossa capacidade de captar, armazenar, transformar e aplicar o conhecimento, utilizando um conjunto de funções mentais – percepção, pensamento, memória, imaginação, intuição, raciocínio, juízo, linguagem e as funções executivas – planejamento, criação, resolução de problemas, tomada de decisão, ações estratégicas, inteligentes e coordenadas, somado aos relacionamentos.

Portanto, a Cognição pode ser comparada a uma cabine de comando composta por um conjunto de “aplicativos” que definem nossa forma de pensar, sentir, agir e interagir, considerando o passado, presente e o futuro.

Destacamos nesse artigo a importância do PENSAR e INTERPRETAR as situações ao nosso redor.

“O problema não é o problema. O jeito que encaramos o problema é que pode ser o problema!” Essa maneira de pensar da atriz Malu Mader revela uma equação importante – a forma como interpretamos o que acontece tem um efeito em como lidamos com eles – e isso faz toda a diferença em nossa maneira de interagir conosco, com os outros e com o mundo.

Em uma tarde de domingo, no centro de São Paulo, época em que as emissoras de Tvs recheavam os programas com pegadinhas como “Topa tudo por dinheiro”, uma moça passava sobre o Viaduto do Chá quando foi abordada por um menino que segurava uma faca cor de abobora, estilo psicodélico que lhe disse: passe a bolsa com o dinheiro! Imediatamente, ao perceber que estava sendo filmada para um desses programas, Laura se irrita e grita para o garoto: Fora daqui! Não quero participar dessa brincadeira de mau gosto!!! Tenho mais o que fazer da vida!!!! Fora! O garoto sai correndo e em seguida duas senhoras se aproximam: você estava sendo assaltada! Não deveria ter gritado com o rapaz! Quer ir até a farmácia tomar um copo d’água? Nesse momento, Laura percebe o que havia acontecido… Começa a tremer e desmaia. Minutos depois de ser socorrida, segue para sua casa com uma importante lição.

Essa história ilustra o princípio cognitivo que diz: “não é o que acontece que determina o que pensamos, sentimos como agimos e interagimos e sim, a interpretação que damos ao que acontece”. Entender como as cinco partes de nossas vidas interagem pode ajudar-nos a compreender nossos problemas e a melhor forma de lidar com eles.

Mapa de Realidade de Laura
 #160;Primeiro momentoMomento seguinte
Situação/Problema:Abordada por um menino que segurava uma faca cor de abobora, estilo psicodélico que lhe disse: passe a bolsa com o dinheiro!Abordada por duas senhoras que demonstram acolhimento.
Pensa/Interpreta:Estou participando de uma pegadinha para a TV.Se dá conta, toma consciência do perigo que passou.
Sentimento:RaivaMedo
Ação/Comportamento:GritaDesmaia
Interação:Mandar o rapaz ir emboraÉ socorrida por terceiros

Portanto, as situações e problemas que se apresentam, são interpretados por nossa cognição e por consequência, define o que sentimos, como agimos e interagimos – o jogo do PSAI – Pensar, Sentir, Agir e Interagir.

Esse mecanismo é responsável por nossos estados emocionais de medo, ansiedade, alegria, raiva, tristeza e depressão por isso é tão importante entender e aprender a ajustar esse jogo interior para desenvolvermos recursos internos de interpretações mais funcionais a partir de técnicas de Solução de Problemas, Tomada de Decisão para promover ações mais estratégicas, inteligentes e criativas.

Exercício: “Compreendendo seus próprios problemas”

Assim como Laura, podemos compreender os problemas considerando o que acontece nas cinco áreas de nossas vidas:

  • Situação/ambiente– Ultimamente tenho experimentado mudanças significativas? Quais os últimos acontecimentos mais estressantes nos últimos meses? Estou passando por alguma dificuldade importante?
  • Pensamentos– O que penso sobre o que estou passando atualmente? Sobre eu? Sobre outras pessoas? Sobre meu futuro? O que me impede de conseguir resolver os problemas? O que devo fazer?
  • Reações físicas/emocionais– Sinto sintomas físicos como mudança de energia, apetite, sono, dores e emocionais como ansiedade, nervosismo, raiva, culpa ou tristeza?
  • Comportamentos– O que posso fazer para enfrentar a situação e resolver os problemas? Como agir de forma mais inteligente e criativa? Qual minha meta diante dessa situação? Quais as alternativas? Como avaliar as vantagens e desvantagens de cada alternativa? Qual a decisão mais produtiva? Como posso partir para a ação e mudar o que pode ser mudado?
  • Interações– O que tenho feito a outras pessoas? Quem está sendo atingido por meu comportamento? Como estou agindo? Onde posso melhorar? Quanto estou prejudicando as pessoas? Para que reagir dessa forma?

Em resumo, para compreender e lidar melhor com as situações, é preciso considerar:

  • Existem mais quatro componentes que vão interagir, além da situação;
  • Cada um dos cinco componentes afeta os demais;
  • Pequenas mudanças em um dos cinco componentes podem acarretar mudanças importantes;
  • Identificar os cinco componentes pode ajudar na solução do problema.

Você pode saber mais lendo o artigo “Como enfrentar os problemas de forma estratégica e inteligente?

Em nossos Projetos, Palestras, Cursos e Sessões utilizamos os fundamentos da Psicologia Cognitiva para tornar nossas ações mais estratégicas, inteligentes e coordenadas e assim, melhorar desempenho e resultados.

Cada situação é uma oportunidade para exercitarmos e encontramos a melhor solução! Pense nisso!!!

Referências bibliográficas:

A Mente Vencendo o Humor, D.Greenberger e C.Padesky, Artmed, 1995;

Estratégias Cognitivo-comportamentais de intervenção em situações de crise, F.Dattilio e A.Freeman, Artmed, 2004;

Manual de Terapias Cognitivo-comportamentais, K.Dobson, Artmed, 2006.

Suzy Fleury Author
Suzy Fleury é Psicóloga (CRP 06/24888-4 – IUP/1985), Pós Graduada em Marketing (Escola Superior de Propaganda e Marketing – 1989), Fundadora da Academia Emocional (1991), Ministra Palestras, workshops e Cursos (desde 1991), Trabalha com as melhores Equipes esportivas do Brasil (1993), Membro da Comissão Técnica da Seleção Brasileira de Futebol (1998 – 2000), Autora do Livro Competência Emocional (Ed. Gente, 1998), Mestre Psi Esporte (U. Autônoma Madri e Comitê Olímpico Espanhol, Reg.27472 – 2005), Especializada em Psicologia Cognitiva (Instituto de Terapia Cognitiva, CFP 013/07 – 2008), ICC – International Coaching Certification Training (Lambent, Reg.4289 – 2008), Profa. Miami Ad School/ESPM SP e RJ – Liderança e Inteligência Emocional (2013), e Membro da ICF – International Coaching Federation (2014).
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa