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Como é possível ampliar o valor do Coaching?

A variável chave para determinar o sucesso do processo de Coaching não é o Coach, mas sim o cliente e a sua equipe. São eles que precisam enfrentar e superar as crises e problemas, em meio a um ambiente desafiador.

Hoje eu trago um ensaio muito interessante de um premiado estudioso dos caminhos do Coaching. Marshall Goldsmith, vencedor do prêmio internacional Thinkers50 Leadership, de 2011, é considerado um dos mais influentes pensadores do mundo e compartilha suas ideias sobre como Coaches e seus clientes podem melhorar a sua interação e, com isso, criar benefícios mútuos de aprendizagem. Ou seja, cada um tem a sua parte de responsabilidade para ambos atingirem os objetivos definidos e, simultaneamente, cada um contribui para que o outro tenha um gratificante aprendizado de vida.

Marshall comenta suas ideias com exemplos a partir de um caso em que trabalhou. Seu cliente era o principal executivo de uma empresa listada entre as Top 100 da revista Fortune, com mais de 40 mil empregados, a qual é parte de um conglomerado internacional com mais de 100 mil pessoas. A empresa foi dramaticamente afetada pelo ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque. Sem grande alarde, mas com certo orgulho, ele assume ter uma relação fora do comum com seus clientes ao deixar bem claro os termos de seu contrato.

A missão é sempre a de ajudar que seus clientes consigam uma mudança positiva em comportamento: para si, para as pessoas com que se relacionam e para seus times. O trabalho começa por determinar: Quem são as principais partes interessadas nos resultados do cliente e quais são os comportamentos-chave que o cliente quer mudar? A empresa pagará o trabalho se e somente se o cliente tiver alcançado o resultado desejado em resposta a essas duas perguntas. Certamente, dadas as condições contratuais e o fato de saber que será cobrado ao longo do processo, é necessário que o cliente aceite trabalhar com um Coach tão exigente.

Após um ano de trabalho com esse executivo e sua equipe, com entrevistas individuais e em grupo, Marshall resume alguns pontos de aprendizado em comum. A variável chave para determinar o sucesso do processo de Coaching não é o Coach, mas sim o cliente e a sua equipe. São eles que precisam enfrentar e superar as crises e problemas, em meio a um ambiente desafiador mas, apesar disso, alcançando resultados excelentes na construção das relações internas. O grupo mostrou ao Coach que vale a pena trabalhar com pessoas que se importam e se aplicam em mudar, pois isso representa a nova vida esperada por todos eles.

Depois, a verdadeira mudança a longo prazo requer disciplina sobre o tempo e a gestão de processos. Uma falsa premissa no desenvolvimento da liderança é que se as pessoas entendem de seu negócio elas irão fazer o que for preciso. Se isso fosse verdade,todos aqueles que compreendem a importância de uma boa dieta estariam em forma. Cada cliente é inteligente e sabem o que devem fazer para alcançar o seu objetivo, mas muitas vezes falta a disciplina para agir. Isso lembra algo presente no cotidiano de nossas empresas?

Ao envolver os membros da equipe e os principais interessados (gerentes, subordinados e alguns formadores de opinião), o valor agregado do processo de Coaching pode ser muito amplificado, até exponencialmente. Uma lição importante está em sempre perguntar: Há qualquer pessoa ou ideia de que precisamos para avançar? Não só o cliente muda para melhor, mas todos em torno dele também ficam melhores. E a equipe então se aplica a estender aos colegas mais oportunidades de construir parcerias e aumentar a sinergia.

E se está aí o sucesso na visão de quem contrata o Coach, para este não há satisfação maior do que ver o seu esforço plenamente recompensado com o objetivo alcançado pelo cliente.

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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