Como discordar do seu gestor sem gerar conflito destrutivo

Publicado em 28 de janeiro de 2019

Alguns especialistas dizem que os gestores precisam de pessoas que discordem deles, porém, dependendo do tipo da divergência, pode gerar conflitos e azedar as relações.

Por que isso acontece? Porque existem gestores que possuem um padrão mental recheado de pensamentos rígidos e inflexíveis, tais como: não posso errar, não posso mudar de opinião e nem posso dizer “não sei”. Com esses pensamentos distorcidos sua crença principal é: Eu tenho que ter razão sempre.

Por que discordar é bom?

A discordância é boa quando leva a um resultado positivo, e isso só acontece quando a discordância é assertiva, focada na solução de um problema e não somente uma briga de egos na busca de culpados.

É mais produtivo quando você discorda do conteúdo da conversa, pois seu foco está nas ideias e assim o outro se sente seguro psicologicamente.

Mas não é bom quando você discorda da pessoa porque sua comunicação se torna julgadora e crítica deixando o outro ameaçado e defensivo.

Porém, cuidado com o perigo da concordância rápida.

O consenso pode levar a soluções medíocres se feito sem análise profunda das ideias com o objetivo maior de buscar harmonia e evitar conflitos entre os envolvidos da conversa.

O que o gestor e seu time ganham com a liberdade da discordância?

  1. Solução mais eficaz e efetiva do problema. Porque possibilita novas conexões neurais e a ampliação do mapa mental, permitindo que o time gere várias possibilidades de solução.
  2. Criatividade e inovação. A discordância dá liberdade de pensar diferente e encontrar novas soluções para velhos problemas.
  3. Envolvimento e Comprometimento do time. A participação com ideias na solução do problema torna o time responsável e “pai da criança”.
  4. Segurança psicológica e Resiliência. Porque as pessoas se apoiam mutuamente na solução do problema e se sentem à vontade para dizer o que pensam verdadeiramente.
  5. Comunicação assertiva. A discordância focada na solução do problema liberta as pessoas e desarma suas defesas.
  6. Visão do coletivo. Quando as pessoas veem mais do que o interesse individual, cria-se uma relação de interdependência, aumentando a conectividade entre as pessoas e melhorando a visão dos impactos da decisão tomada na solução do problema.

Como incentivar as pessoas a discordarem dos gestores sem medo das consequências?

Incentivar e ensinar as pessoas a usarem uma comunicação assertiva, pois esse estilo cria uma aproximação com o gestor e quebra sua resistência à discordância de ideias, além de diminuir a energia límbica e libertar o pré-frontal para focar a atenção no que realmente interessa, ou seja, o time e o gestor deixam de lado suas vaidades e focam no resultado.

É uma comunicação verdadeira, firme, generosa, empática e contributiva, pois ao dizermos o que pensamos sem agressividade, oferecemos ao outro a oportunidade de contemplar o problema por outro prisma.

Veja um exemplo:

Antes de discordar, adote a postura da escuta ativa, ouça com atenção, faça perguntas esclarecedoras, seja empático e diga: “Eu entendo porque você pensa assim.” Só depois de ser ouvido de verdade, o outro estará preparado para ouvir você.

E ao invés de dizer “Eu discordo de você”, troque por “Eu penso diferente” ou “Eu tenho uma outra visão, você quer ouvi-la?”. Você gera a curiosidade e não impõe sua opinião discordante.

Dessa forma, você estabelece uma aproximação com o gestor, fazendo-o sentir-se importante e competente no controle da situação, eliminando qualquer possibilidade de ameaça.

Portanto, para discordar é preciso saber usar uma linguagem assertiva.

Seja firme e empático, mostre interesse pela discordância, avalie sua opinião com perguntas esclarecedoras.

  • Se a ideia for boa, fale: gostei, não tinha pensado com esse olhar;
  • Se a ideia não for boa, demonstre os prós e contras.

Pratique a empatia, pois para ser ouvido, lembre sempre daquela premissa poderosa: “Uma pessoa está preparada para ouvir, depois de se sentir bem ouvido”.

Use esta técnica com seis passos para discordar do seu gestor, sem gerar conflitos desnecessários:

Passo 1: Escute ativamente, fazendo perguntas esclarecedoras de suas dúvidas.

Passo 2: Faça empatia e procure entender o que está por trás daquela opinião, o que o leva a pensar daquela forma. Coloque-se no lugar dele e entenda o problema com o olhar dele.

Passo 3: Desperte a curiosidade do gestor e mostre que você tem uma outra alternativa, uma sugestão.

Passo 4: Discuta a ideia que, agora, é dos dois e não diga mais: “A minha ideia”. Diga: “Penso que se fizermos assim, vamos ganhar isso”.

Passo 5: Ele pode mesmo assim, discordar da sua ideia. Peça-lhe que lhe dê informações sobre o seu Não para você entender melhor a discordância. E se concluir que sua ideia não é a melhor, concorde com seu gestor.

Passo 6: Recue estrategicamente, se necessário. Se você chegar no limite de resistência e perceber que, mesmo com todos esses cuidados, seu gestor continua inflexível, recue e avalie os impactos de fazer o que e como ele quer. Depois decida o que fazer.

Pratique e pratique e só assim você aprenderá a conviver com a diversidade.

Vera Martins







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.