Como autoconhecimento e consciência podem me ajudar a melhorar a comunicação?

Publicado em 29 de abril de 2019

Há alguns dias atrás finalizei a leitura do livro Autocompaixão, escrito por Kristin Neff. Confesso que o título me fez pensar que se tratasse de mais um livro de autoajuda, mas a recomendação de uma pessoa querida fez com que eu desse atenção a este tema.

Em minha crença sobre o significado de autocompaixão, imaginava uma atitude permissiva e que tende à procrastinação, porém, a partir dos conceitos propostos por Kristin, pude ressignificar este conceito e entender a importância desta prática nos diálogos, nos comportamentos proativos e por que não dizer também na saúde e bem-estar?

A autocompaixão não significa considerar os meus problemas mais importantes do que os seus, significa apenas colocar ambos os problemas no mesmo nível de importância, entendendo-os como dignos de serem atendidos. – Kristin Neff – Autocompaixão.

Talvez você possa estar se perguntando, mas por que citar autocompaixão, quando o artigo menciona autoconhecimento e consciência em seu título. Praticar autocompaixão requer que eu observe minhas reações, me conheça, entenda meus sentimentos e emoções e isto requer autoconhecimento e consciência.

Kristin apresenta 3 principais componentes para esta prática:

  1. Autobondade: interromper o autojulgamento constante e comentários depreciativos internos. Quando nos observamos é possível perceber o quanto somos mais críticos conosco. Faça o teste, pense em uma situação difícil e como você confortaria um amigo querido nesta situação.
  2. Reconhecimento da experiência humana comum: Ser humano significa ser imperfeito. Sentimentos de inadequação e decepção são comuns por todos. Reconhecer isso possibilita nos abrirmos e evitarmos as comparações. Kristin faz uma análise entre autoestima e autocompaixão e como a busca por sermos acima da média, sempre melhores, nos faz sentirmos isolados e sozinhos.
  3. Atenção Plena: Observar o fato, enfrentar a realidade e responder à situação da maneira mais compassiva possível.


Link original: https://www.youtube.com/watch?v=IvtZBUSplr4

Não precisamos estar sempre certos, sermos perfeitos e nos punirmos quando erramos. Ao contrário disso, podemos observar a realidade e praticando a autocompaixão termos a certeza de que podemos aprender com as situações difíceis e fazermos algo diferente em uma nova oportunidade.

E o que isso tem a ver com comunicação? Seguindo a prática da comunicação não violenta, proposta por Marshal, o primeiro passo trata de apresentar o fato sem julgamento e, em sequência, o meu sentimento a partir do fato. Combinar comunicação não violenta à prática da Autocompaixão pode tornar nossos diálogos cada vez mais conscientes e produtivos.

A comunicação é um dos maiores desafios quando pensamos no ambiente organizacional, e porque não dizer nas relações. Estabelecer diálogos construtivos com seu time pode fazer toda a diferença.

E você? Se considera um autocrítico? Pratique a autocompaixão e depois compartilhe comigo o seu aprendizado.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.