Como as palavras podem destruir um processo de Coaching

Publicado em 05 de junho de 2019

A palavra é a ferramenta principal de qualquer Coach. Acontece que essa palavra pode ser uma ferramenta ou uma grande armadilha.

A nossa mente forma imagens baseado nas palavras. A nossa forma de compreender a realidade é criar imagens que ganhem significado interior através de um descodificador

interno nosso. Assim, sempre que escutamos uma palavra ela é traduzida para uma realidade interna nossa. E nesse momento, essa palavra ou expressão ganhou significado.

Por exemplo, se eu disser: “numa manhã de nevoeiro aproximei-me do portão, estava entreaberto. Decidi avançar e fiquei espantado com a paisagem…”

Ao escutar esta história cada um de nós foi levado pela descrição e criar a sua realidade interna. Seria interessante questionar 2 pessoas e indagar:

  • Qual a cor do portão? Era novo, antigo, havia folhas no chão, era alcatrão…
  • E a paisagem, como era? Verde com árvores, com mar, um monte cultivado…

– Compreendendo isto agora torna-se fundamental interpretar qual o verdadeiro impacto das palavras.

Alguns exemplos analisados:

MAS

Significado: “Esquece tudo o que disse”. O MAS apaga tudo o que eu disse anteriormente. “Está de parabéns. Você tem melhorado e por isso está tendo resultados muito melhores MAS tem de se aplicar mais”. O que a outra pessoa escutou? Tenho de estudar mais. O que ela reteve? Nunca é suficiente. Em 99% das vezes a palavra MAS é naturalmente substituída por E. Que é um sinal de adição. Ou seja, faz com que nós juntemos as 2 frases. Uma coisa é verdade E a outra também.

NÃO

Não há nenhuma imagem que represente esta expressão no nosso sistema neurológico quando está associada à ação. A ação irá sempre prevalecer. Por esse motivo se eu disser: “Neste momento não pense num elefante cor de rosa!” Conseguimos? Naturalmente que não, assim que terminei a frase a minha mente vai PENSAR diretamente na imagem do elefante. Por exemplo: se eu disser a uma criança: “Não mexa no comando da TV, não é mais que aumentar o seu interesse em fazê-lo. Um outro exemplo é: “Não se esqueça de levar o casaco”. Consequência: esquecer do casaco. Da próxima o melhor mesmo é “Lembre-se de levar o casaco”.

AINDA

Pequeno detalhe que faz toda a diferença. Com a melhor das intenções, por vezes, damos uma opinião a alguém que fica desmotivado ou decide contestá-la. Por exemplo: “Pode melhorar mais o seu inglês” – Em contraste com: Precisa melhorar AINDA mais o seu inglês. A relevância da segunda é que o uso do AINDA transmite uma mensagem inconsciente que estamos valorizando o esforço ou melhoria anteriormente ocorrida.

PROBLEMA vs DESAFIO

Ninguém gosta de problemas. Quando convidamos alguém para se debruçar sobre um problema o grau de motivação é sempre inferior ao se fizermos por um DESAFIO. O problema está identificado com esforço, enquanto que o DESAFIO está identificado com entusiasmo ou superação.

POR QUE vs O QUE É QUE

O POR QUE está associado ao problema, logo indicia à procura de desculpas. O QUE É QUE procura causas, uma boa base para a procura de soluções. “Por que você fez isto?”, “O que é que te levou a fazer isto?”

PRINCIPIO DA COERÊNCIA

O uso do SER vs FAZER. Se Eu digo: “ O meu filho João não é muito bom aluno de Matemática.” No momento em que o João escutar isto ele procurará agir em coerência com isso. Ou pelo menos justificar-se em coerência com isso. “Se Eu não sou bom em matemática (e a minha mãe aceita – está implícito) então eu deixo de acreditar que posso vir a ser bom, vou desenvolver competência em outras áreas que me sinta mais confortável, vou deixar de fazer exercícios de matemática e vou de dar com os amigos da escola que não gostam do professor de matemática. Tudo fica coerente e um novo equilíbrio restabelecido.

Por outro lado, posso explorar o princípio da coerência de uma outra forma – através do comportamento. “O meu filho é muito inteligente, falta a ele ter boas notas em matemática.”

Ao escutar esta frase a mente da criança observa uma incoerência que procurará corrigir. Pode estar nascendo mais um adulto bom com números.

As palavras são para o Coach a sua principal ferramenta. Devem ser usadas com muita sabedoria e consciência. O seu uso descuidado ou até mesmo permitir que o cliente o fale de forma leviana pode ser um risco sério para um processo de Coaching que vise a transformação sustentada de um cliente.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.