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Como ajudar seu cliente a falar bem em público!

Seja pela dificuldade de falar ou de se expor a um grupo desconhecido ou para uma reunião de trabalho com superiores hierárquicos, fazer uma apresentação apropriada é muito mais do que ter slides bonitos e bem feitos.

Muitas das demandas que são apresentadas a um profissional de Coaching estão relacionadas à preparação do cliente na adequada apresentação de projetos, ideias, conceitos e palestras técnicas. Seja pela dificuldade de falar ou de se expor a um grupo desconhecido, como para uma reunião de trabalho com superiores hierárquicos, fazer uma apresentação apropriada é muito mais do que ter slides bonitos e bem feitos. E é sobre isso que vamos tratar hoje.

Pessoalmente, quero aqui confessar, eu tinha grande dependência de um powerpoint bem feito para eu me sentir seguro nas inúmeras apresentações que fazia, técnicas ou institucionais. Imagine um auditório com centenas de pessoas olhando para o apresentador, como centro de referência de um conteúdo do interesse geral e, então, ele transforma a tela no personagem principal e passa a ser um elemento secundário (às vezes até dispensável).

Há cerca de 20 anos, em uma palestra programada para Nova Friburgo (com autoridades locais presentes, principalmente lideres empresariais), aconteceu-me o impensável. No exato momento em que eu dava início à palestra, uma pane no sistema elétrico queimou, de uma só vez, o computador e o data show. Transformei a minha apresentação, naquele instante, para uma explanação sem auxílio audiovisual que (admito) não saiu perfeita, mas foi aplaudida dentro das circunstâncias. Desde então, o powerpoint me serve apenas como um apoio básico que, muitas vezes, sequer é utilizado. Prefiro centrar na contação de causos e histórias que ilustram o conteúdo a ser transferido para a plateia.

Para isso, no entanto, alguns requisitos são absolutamente necessários. Obviamente, o primeiro e fundamental ponto é o apresentador estar bem preparado. Ninguém é chamado a falar para “quebrar o galho”, o que exige do apresentador que esteja pronto psicológica e fisicamente. Se estiver cansado ou de mau-humor, a plateia perceberá, além do que o cérebro não agirá rapidamente diante de circunstâncias imprevistas. Da mesma forma, conhecer bem o assunto sobre o qual o apresentador vai falar dará mais confiança diante de qualquer pergunta.

Continuando, vestir-se adequadamente é um fundamento de primeira impressão, que nunca pode ser negativa. Se a plateia considerar que o apresentador de um conteúdo é desleixado no vestir, o que pensará do resto. Depois, mantenha a sobriedade também na forma de falar e de como entregará o conteúdo para o público. Cuidado com as piadas e brincadeiras de mau gosto, mas invista em histórias e causos apropriados ao tema. O melhor é ser o mais possível “você mesmo”, com naturalidade e firmeza na presença.

Para ser “você mesmo” e manter naturalidade, não fique pensando em outra coisa do que naquele momento da apresentação. Concentre-se na sua respiração, no comportamento da plateia e no desenvolvimento do seu trabalho. Imagine-se na plateia e avalie-se minuto a minuto, corrigindo o que julgar necessário. Porém, outra vez, para ter essa flexibilidade, é fundamental estar preparado ou, do contrário, será apenas um alto-falante do seu powerpoint. Fazer uma palestra bem feita é como ter uma relação de amor com todos os presentes.

Finalmente, é obrigação do Coach ensinar ao Coachee a técnica de visualização. Visualizar-se para ser bem sucedido faz parte do treinamento e da orientação para que alguém faça uma boa apresentação. Ensine o cliente a se ver mentalmente de forma eficaz no palco e a transmitir a mensagem que se propôs. A imaginar os problemas e dificuldades, bem como as frases de efeito para, junto com o preparo, ganhar segurança e qualidade no que fizer.

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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