Brasil da melhor idade

Publicado em 29 de maio de 2019

A desaceleração do crescimento demográfico no Brasil, o aumento do percentual de idosos e adultos e a diminuição da porcentagem de jovens nas últimas décadas ocasionaram a mudança do desenho da pirâmide etária.

Esse fato é o resultado da diminuição das taxas de mortalidade e natalidade e aumento da expectativa de vida do brasileiro que alcançou a maior média da história em 2018.

Segundo o IBGE, a longevidade do brasileiro chegou a 76 anos. Um salto de 22 anos em relação ao registrado na década de 1960, quando a média chegava a 54 anos.

O país também passa por um momento bastante tenso de acalorados debates sobre a  Reforma de Previdência e, independentemente de concordâncias ou discordâncias, muito provavelmente a idade mínima de aposentadoria deve ser estendida.

Face a este contexto, um cenário preocupante se mostra, pois ao mesmo tempo que a população envelhece, as condições de subsistência se restringem.

De acordo com a pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua (pnad), do IBGE, o país conta com 54,3 milhões de pessoas entre 40 e 59 anos. Desse total, cerca de 3 milhões estão desempregados. Pesquisa feita pelo site de recrutamento vagas.com mostra que o desemprego entre maiores de 60 anos vem aumentando – passou de 48% em 2012 para 72% em 2017.

Da mesma forma que tais cenários podem desanimar, outras oportunidades se abrem para acolherem este público.

Se algumas empresas ainda têm esta visão retrógrada e limitante, outras começaram a perceber que profissionais sêniores têm competências importantes.

Pedro Felipe Costa, Presidente da PF Concept, decidiu fazer diferente desde a concepção da empresa e ao perceber que muitas pessoas tinham seus talentos  desperdiçados contratou pessoas 50+ para a produção. Hoje todas as camisetas são produzidas por este público. Segundo Costa “A percepção dos ganhos foi principalmente em conhecimento pela experiência profissional e compromisso, devido à maturidade e responsabilidade”.

O empreendedorismo é outro caminho que se abre. Uma pesquisa sobre empreendedorismo no Brasil, elaborada no projeto Global Entrepreneurship Monitor (GEM), conduzida pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) em parceria com o SEBRAE e a FGV, evidenciou a importância dos empreendedores maduros.

Em 2016, 10,4% dos empreendedores iniciais tinham entre 55 a 64 anos (em 2007, em comparação, esse percentual era de apenas 4,9%). Entre os empreendedores já estabelecidos, este percentual sobe para 19,2%, na mesma faixa etária.

O público 50+ não está sozinho, porque além de criarem novos cenários por si só, nichos de mercado nascem para atendê-los, como empresas especializadas em recrutar e selecionar 50+ como a MaturiJobs com mais de 80 mil profissionais cadastrados.

Diante de todo este contexto é certo que precisaremos repensar conceitos, preconceitos e reconstruir uma sociedade em prol de um público que, de certa forma, foi deixado de lado, mas cada vez mais tende a encontrar seu lugar ao sol.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.