As dinâmicas da Realidade Humana

Publicado em 12 de dezembro de 2017

A vida humana é um privilégio!

Como é a realidade na qual estamos inseridos? Como é que vemos e tentamos compreender o mundo em que vivemos?

Entender a realidade, entender como você vê o mundo é a chave para ativar o seu vasto potencial de inteligência, felicidade e excelência no viver e na sua atuação profissional.

Partimos do principio de que nós construímos a realidade, a paisagem que nos cerca, construímos nossos personagens e a visão que temos do mundo.

As pessoas e, especificamente, os cientistas e filósofos, sempre estiveram interessados em conhecer o mundo. Na verdade, tanto a ciência quanto o senso comum, buscam, por diferentes meios, promover a sobrevivência e melhorar a qualidade de vida.

David Bohm, famoso físico quântico, afirma que:

A percepção humana tende a ser limitada, uma vez que a realidade está constantemente mudando.

A realidade é uma totalidade indivisível, na qual todas as coisas estão entrelaçadas. Então, a percepção do mundo deve compreender as coisas não mais como independentes umas das outras e permanentes em si mesmas.

Vamos então ampliar nossa visão, verificando os diferentes campos energéticos que nos contêm e nos quais estamos contidos, enquanto seres humanos.

São eles: Campo Potencial, Campo Mental, Campo Pessoal, Campo Grupal, Campo Social, Campo Planetário e Campo Universal.

Estes campos são as diferentes manifestações, através das quais se expressa um ser humano. Todos ocorrem simultaneamente. Vejamos:

Potencialmente somos infinitos. Temos em nós o potencial para sermos o que quisermos.

Tudo no Universo é Energia. Na verdade, todas as coisas, todos os seres são expressões da mesma energia que iniciou sua expansão no Big Bang, há quase 14 bilhões de anos. Nós somos frutos desta Energia em expansão. Contemos em nós essa Energia. Cada um de nós é uma expressão única e irrepetível, como cada um dos seres do Universo.

O ser humano tem este campo potencial que pode deixar adormecido ou pode ativá-lo. Depende do que nós acreditamos. Depende de nossas crenças.

Nossas crenças podem nos levar ao céu ou ao inferno. Mais do que isso, nossas crenças nos transformam no que somos a cada momento.

Neste contexto entra nosso Campo Mental, que restringe nossas potencialidades. É difícil para nós acreditarmos em nosso imenso potencial. Nossas crenças nos limitam. Desde que nascemos estamos sendo moldados pelos nossos pais, pelos professores, pelas leituras, pelos amigos, que dizem o que podemos e o que não podemos fazer. Vamos formando nossos Modelos Mentais, nossa estrutura interna.

A Mente é o nosso instrumento de interpretação do mundo. Mas esta interpretação passa pelos moldes que aprendemos, os quais chamamos de paradigmas. Esses paradigmas, também chamados de cosmovisão ou visão de mundo, contêm nossas crenças, que determinam como nós nos conduzimos frente às pessoas com quem convivemos, frente à natureza, frente aos negócios, enfim, frente à vida.

Desta equação de Potencialidades, com a adequação dada pela Mente, é que se origina, ou é feito, nosso Campo Pessoal.

Quem sou eu? Podemos responder que somos o que nosso Campo Mental nos possibilita ativar de nosso Campo Potencial.

Importante compreender que a Mente que nos restringe é a mesma Mente que nos liberta. Quando compreendemos este enigma, de que nada é fixo, nada é sólido, nada é permanente, podemos ativar, através de nossa Mente, o nosso potencial, que é infinito, para sermos e agirmos sem nossos véus mentais. Esta é nossa beleza enquanto humanos.

Nós, como pessoas, interagimos e nos relacionamos. Isto significa dizer que atuamos no Campo Grupal. Nascemos no grupo família, formado por nossos pais, irmãos, parentes. Estudamos no campo escolar, interagindo com professores e colegas. E em todos os outros grupos de que participamos: lazer, igreja, saúde, trabalho, amigos, etc.

O Campo Grupal influencia diretamente nossa personalidade, assim como nós influenciamos os grupos aos quais estamos ligados.

Os grupos compreendem pessoas movidas por necessidades semelhantes que se reúnem para uma tarefa específica. Para isso, buscam o equilíbrio entre a necessidade de organização, comando e direção e a abertura para inovações.

O comando, sendo excessivo, egocêntrico, canaliza a energia grupal em proveito próprio e provoca desequilíbrio que fecha espaço para inovações.

Os grupos se organizam no Campo Social.

Vivemos numa sociedade que determina de que forma esses grupos se organizam, com normas e critérios de relacionamento e explicita direitos e obrigações.

Socialmente temos uma imagem a zelar. Somos reconhecidos profissionalmente. Somos controlados para agir dentro das normas estabelecidas. E o mesmo campo determina as sanções para as transgressões das normas.

No Campo Social estão as instituições, as empresas, as igrejas, os governos, as entidades políticas locais, regionais e mundiais.

Ocorre que estas sociedades estão inseridas num campo maior: o Campo Planetário.

Somos viajantes em nossa nave espacial que se chama Planeta Terra. É o planeta Terra que nos proporciona as condições de que precisamos para viver. Do solo nascem os alimentos que nos sustentam; dos rios, a água para saciar nossa sede e proporcionar a higiene e saúde para nosso bem-estar, do ar, o oxigênio que nos mantém vivos.

É muito importante termos esta consciência, e, da mesma forma que cuidamos de nossa casa, precisamos cuidar de nosso Planeta. Ele é a nossa casa maior, que abriga os nossos lares, nossos lugares de trabalho, lazer, educação, espiritualidade, etc.

Precisamos aprender a satisfazer nossas necessidades sem comprometer as gerações futuras. Olhar com responsabilidade e sustentabilidade.

O Planeta Terra não está parado (apesar da sensação de que estamos parados). Ele gira em torno de si mesmo, provocando o movimento de Rotação, que ocasiona para nós, seus habitantes, o dia e a noite.

Gira em torno do Sol, uma estrela de 5ª grandeza, com mais de 300.000 vezes a massa da Terra, no movimento de Translação, provocando as quatro estações do ano.

O Sol, por sua vez, também não está parado: caminha acompanhando o movimento da Galáxia.

Este é o Campo Universal no qual estamos inseridos.

Estes Campos exercem, no seu ritmo próprio, influência em nós e nós também temos influência sobre eles. Estamos contidos nesses campos e eles nos contêm.

Vejamos, por exemplo: quando nascemos (campo pessoal), já nascemos com potencialidades (campo potencial); numa família (campo grupal), que vai moldar nossa mente (campo mental); nossos pais precisam providenciar a Certidão de Nascimento (campo social); nascemos na primavera ou verão (campo planetário) e somos passageiros da nave Terra que caminha na Galáxia (campo universal).

Esta é a nossa realidade!

Como é a visão que tenho desta realidade? Posso ter uma visão egoísta e egocêntrica (voltada para a minha pessoa, me considerando o centro do Universo), ou expandir e ter uma visão ecocêntrica, e sentir que tudo está conectado a tudo, e que a “realidade é uma totalidade indivisível, na qual todas as coisas estão entrelaçadas”. (David Bohm).

Qual a realidade que quero construir? Que visão de mundo quero ter?

Buscar entender a realidade, compreender como você vê o mundo é a chave para ativar o seu vasto potencial de inteligência, felicidade e excelência no viver e na sua atuação profissional.

Marcos Wunderlich
Formador de Profissionais de Mentoring, Coaching e Advice Humanizado ISOR®







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.