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As Competências do Coach Executivo!

Se você trabalha com Coaching Executivo, esse artigo é para você! Confira quais compromissos de competência e de relacionamento devem estar presentes em sua agenda, segundo o “The Coaching Executive Forum”

Há cerca de dois anos, estive apresentando um estudo científico em um evento internacional. Lá conheci pessoas de vários países que, nos seus currículos, identificavam-se como Coaches Executivos. Chamou-me a atenção quantas delas, que nunca haviam trabalhado em uma estrutura empresarial, posicionarem-se como prontas para conduzir processos de Coaching com profissionais altamente especializados em diferentes áreas de conhecimento, afins ao mundo dos negócios.

Não é o caso de se fazer juízo de valor sobre aquelas pessoas, mas cabe sempre a reflexão sobre as competências básicas para o Coach executivo. Com base nisso, cada leitor poderá verificar suas forças e fraquezas, não com o intuito de restringir a atuação profissional mas, coerente com o que já escrevi anteriormente, construir olhar positivo no sentido da melhoria contínua e do preparo constante.

Tendo como referência a publicação The Executive Coaching Handbook (The Executive Coaching Handbook – The Executive Coaching Forum – 5th Ed., 2012), vamos agora fazer a atualização de quais são os compromissos de competência e de relacionamento que devem estar presentes na agenda de um Coach executivo. Cópia do manual citado pode ser obtida em www.executivecoachingforum.com e, para quem preferir, ali encontrará a versão em português (em sua edição de 2008).

Certamente, o manual é muito abrangente e detalhado, mas o intuito nesta minha postagem é tratar de competências centrais para a efetiva ação do Coach Executivo. E porque será isso tão importante? Os próprios autores admitem que a falta de pesquisas específicas, os modismos sempre existentes e muitos interesses comerciais em jogo prejudicam a formação de uma referência única e sólida. Mas os mesmos autores são unânimes em assumir que o modelo de competências a que chegaram é um excelente ponto de partida para qualquer iniciativa em Coaching Executivo.

Pois bem, o modelo de competências idealizado no manual envolve quatro grandes áreas de conhecimentos, chamadas de “Psicologia”, “Business”, “Organização” e “Coaching”, sendo absolutamente certo que ninguém consegue ser igualmente preparado e eficaz em todas elas. No entanto, um mínimo de competência significativa em cada uma das quatro áreas é essencial ao Coach Executivo.  E, para começar, não se pode ignorar o quanto a inteligência emocional é importante, tanto na autopreparação do Coach quanto na sua relação com cada cliente.

No que diz respeito ao quesito “Psicologia”, o manual faz referência a que isso não significa o conhecimento de teorias psicológicas e conceitos relevantes para a prática de Coaching Executivo, mas sim o de ter grau mais tácito, formado pela experiência de vida do profissional, gerando um forte elo com princípios de inteligência emocional. O segundo quesito fundamental do modelo de competências é “Business”, ou seja, o Coach Executivo deve necessariamente ter visão de negócios para entender os objetivos e o contexto de trabalho de seu cliente. E essa relação se tornará mais sólida na medida em que o Coach Executivo demonstrar conhecimento específico sobre o cotidiano da empresa e/ou da área profissional em que trabalha seu cliente (seja quando a empresa paga pelos serviços ou seja ela apenas o ponto de convergência de interesses do cliente).

Para o tópico “Organização”, o manual orienta que o foco deve estar em os clientes realizarem suas metas de trabalho e de carreira, dentro do contexto da organização. Portanto, é essencial que o Coach executivo tenha a competência de interpretar linguagens e conceitos afins às estruturas organizacionais, sistemas, processos e ter como avaliar todos estes elementos da organização em que o Coachee trabalha. Finalmente, o tópico “Coaching” remete ao conhecimento específico de teoria, pesquisa e prática no campo de Coaching Executivo. Tudo isso é bem integrado e interdependente.

Nas próximas postagens vou me aprofundar em cada um desses pontos, mas desde já quero abrir este espaço para que os leitores opinem (até mesmo discordando, se for o caso), sobre esse conjunto de competências centrais ao Coach Executivo, conforme idealizado pelo The Coaching Executive Forum.

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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