Ano novo, vida nova

Publicado em 16 de janeiro de 2019

Entra ano, sai ano e, a maioria das pessoas, sempre começa o ano novo com muitos planos. Para muitas delas, entretanto, o ano termina e a sensação que fica é a de que muitos dos sonhos, desejos ou projetos não foram realizados e nem saíram do papel. Você já teve essa sensação de que o ano voou e você não fez tudo o que queria?

Obviamente, a vida não muda na virada do dia 31 de dezembro para 01 de janeiro. Porém começar um novo ano é, sim, uma boa época para uma nova etapa na vida. Para muitas pessoas e profissionais, o planejamento é ainda mais importante e crucial no que diz respeito a tornar os dias mais produtivos. Para empreendedoras e empresárias, isso é fundamental porque quando somos donas do próprio negócio e temos mais flexibilidade de tempo, nem sempre fazemos a melhor gestão dele e acabamos nos sobrecarregando com tarefas profissionais, domésticas, para terceiros e, claro, sobrando sempre muito pouco tempo para nós mesmas.

O que é muito importante entendermos é que o tempo nunca muda. O dia sempre terá 24 horas, o mês 28, 30 ou 31 dias, o ano 365 dias… Portanto, o que faz com que algumas pessoas otimizem e usem tão bem o mesmo tempo que outras usam tão mal? É claro que não é o tempo que tem controle sobre você e sua vida, mas exatamente o contrario: é você quem deve fazer a gestão do seu tempo a seu favor. Pessoas que não conseguem administrá-lo bem são, em geral, estressadas, irritadas, mal humoradas, frustradas e improdutivas. Além de, em muitos casos, a má gestão do tempo leva também à má gestão da vida e das finanças.

Então, qual é a minha sugestão para que 2019 seja um ano verdadeiramente novo e muito melhor para você? Quero lhe dizer que este tem sido um desafio também para mim porque uma boa gestão exige uma certa disciplina que exige regularidade, persistência e determinação. Porém posso lhes garantir, por experiência própria, que vale muito a pena. Como em tudo na vida, o planejamento demanda um tempo inicial, mas poupa muito tempo e dinheiro a médio e longo prazos.

Se você ja teve a experiência de construir ou reformar uma casa, sabe bem o que estou dizendo. A melhor casa e com o melhor custo será aquela que tem o melhor projeto. E para se ter o melhor projeto, é preciso fazer um esboço ou rascunho, compartilhar com as pessoas que irão viver nesta casa, contar com a ajuda de um bom profissional e revisar o projeto. Mesmo que você faça um projeto espetacular, surpresas e imprevistos sempre aparecerão. A diferença é que com um projeto você consegue visualizar a casa completa e terá mais condições de tomar decisões mais acertadas quando alguma mudança for necessária. Você tem condições ate de decidir se terá recursos e condições para executar o projeto na sua integralidade ou por partes.

Vou, então, lhe dar algumas dicas que me ajudaram muito e espero que possa lhe ajudar também. Você sempre pode e deve fazer as suas adaptações, decidir como deseja fazer seu planejamento e qual/quais ferramenta(s) irá utilizar. Sugiro que use alguns aplicativos e seu smartphone. Ambos podem e devem ser muito úteis e superamigos do usuário. Afinal temos uma baita tecnologia na palma das mãos. Entretanto o mal ou excessivo uso pode ser um grande ladrão do seu tempo e até gerar mais ansiedade ou frustração.

Seguem algumas dicas:

  1. Planeje todo o ano de 2019 como se estivesse planejando a casa dos seus sonhos. Lembre-se que no papel, você poderá colocar tudo que deseja. O que irá acontecer, inevitavelmente, é que você acabará fazendo adaptações e cortando gastos à medida que for detalhando o seu plano. Então, não tenha medo mesmo. Coloque todos os seus sonhos no papel.
  2. Revise o seu planejamento anual semanalmente e atualize seu calendário com as atividades que irá realizar em cada dia da semana. Um bom dia para fazer isso é no domingo à noite. Se for casada ou tiver um companheiro ou companheira, faça o planejamento da semana juntos. Podem planejar até as compras de supermercado, quem vai levar ou buscar as crianças, as tarefas da doméstica, etc
  3. Antes de começar a sua lista de desejos e projetos, ESCOLHA UMA PALAVRA. Essa palavra irá guiar o seu ano em todas as áreas da sua vida. Palavras como foco, força, simplicidade, prosperidade, abundância, disciplina, união, persistência… serão a sua bússola neste ano. Assim, se você escolheu a palavra prosperidade, isso quer dizer que você vai agir para que sua vida financeira, espiritual, sua saúde, seus relacionamentos, sua vida intelectual… sejam prósperas.
  4. Use uma agenda eletrônica. Google tem uma agenda bem fácil de usar e super prática na qual você pode marcar as atividades com cores diferentes e ainda compartilhar com quem quiser. (https://calendar.google.com/calendar) Se prefere agenda de papel, sem problema nenhum. Use a que melhor lhe atende. Coloque sempre o alarme no lembrete e estabeleça com qual antecedência quer ser lembrada sobre cada atividade. Compartilhe com quem for executar a atividade com você. 
  5. Comece agendando todas as contas que terá que pagar em 2019: IPVA, IPTU, DPVAT, Seguro do carro, seguro de saúde, aluguel, mensalidades escolares, contas de telefone, água, luz, internet, gás, etc.
  6. Planeje todos os ANIVERSÁRIOS  do ano, dos seus familiares, amigos, colegas de trabalho, afilhados, chefe, etc, e, inclusive o SEU. Use o lembrete do aplicativo de acordo com suas necessidades e prioridades. Ou seja, se for de uma pessoa que só irá enviar uma mensagem ou fazer uma ligação, o lembrete pode ser no mesmo dia logo pela manha. Se for de alguém para quem quer comprar um presente ou fazer algum tipo de surpresa, agende com pelo menos uma semana de antecedência. Estabeleça também qual o orçamento para cada um destes presentes. Assim, você saberá exatamente quanto irá gastar no ano só com presentes. Dependendo do número de presentes, poderá fazer adequações aumentando ou diminuindo o valor de cada um individualmente. Viu que como numa casa você sempre poderá optar por usar acabamentos mais ou menos caros de acordoo com seu orçamento e com o número de cômodos.
  7. Planeje todos os FERIADOS. Todos? Sim, todos. Porque já deve ter acontecido com você como já aconteceu comigo várias vezes, de não ter realizado que haveria um feriado e naquele dia você não ter nada para fazer. Você não planejou aquele cinema que queria assistir e aí não tinha dinheiro ou companhia; não planejou sair com os amigos e estão todos ja comprometidos; não comprou aquele livro que queria ler… enfim, o feriado passou e você não fez absolutamente nada interessante e ficou o dia todo de pijama entediada e infeliz. Aqui também você irá perceber se tem orçamento suficiente ou se terá que abortar alguns dos passeios. Melhor ainda, terá a oportunidade de usar sua criatividade e aproveitar estas datas com pouco ou zero dinheiro, indo fazer uma caminhada, passear numa praça ou na praia… Você pode também aproveitar o feriado para cuidar das suas plantas, organizar os guarda-roupas e armários, fazer aquela faxina…
  8. Planeje suas FÉRIAS COM ANTECEDÊNCIA. Faça seu planejamento financeiro e se desejar viajar já programe a melhor data para comprar as passagens e fazer as reservas em hotéis, airbnb ou até se oferecer para passar as férias na casa daquele amigo que não vê há anos (kkk). Se for viajar de carro, agende a melhor data para a revisão antes de pegar a estrada. Se sabe que vai viajar para algum lugar frio ou para a praia, ja pode aproveitar as liquidações e promoções das estações meses antes de embarcar. E se for para o exterior, lembre-se que o passaporte deve estar com pelo menos 6 meses de antecedência da validade, deve verificar se precisa de visto e já se programar para comprar os dólares ou euros.
  9. Estabeleça dias e horários para as atividades pessoais e que lhe dão prazer ou são muito importantes para você. Assim como você, coloca na sua agenda os horários de consultas medicas e tem horário para seu trabalho, por exemplo, você vai bloquear os horários para você. Horário da manicure, da cabeleira, da depilação, da massagem, retorno do botox… Aproveite para já agendar os check-ups, retornos médicos, dentista, dermatologista, mamografia e exames de saúde que devera fazer durante o ano. Bloqueie a sua agenda para o seu horário de academia, no mínimo, 3 vezes por semana.
  10. Agende dia e hora com as pessoas que ama. Tenho uma experiência que vai completar 20 anos com um grupo de amigas. O nosso grupo chama-se, Amigas da Quinta, porque nos reunimos religiosamente, faça chuva, faça sol, toda primeira quinta-feira de cada mês durante todos estes anos. O bacana disso é que nossos companheiros, filhos, amigos, familiares… todo mundo que nos conhece já sabe que nesta data, estamos comprometidas e não marcam nada para este dia. Tenho certeza que é exatamente porque temos este compromisso que mantemos nossa amizade por tantos anos. A cada mês, comemoramos a aniversariante e sempre fazemos o nosso Natal. Nossos encontros são sempre muito alegres e nossa amizade ultrapassa esta data sempre que alguma está com algum problema.
  11. Agende dia e hora para estar com a família e para namorar, se for casada. Acredito que este também é um fator que fortalece laços e que as pessoas também se adaptam para estar com você. E não é necessário gastar muito dinheiro se não puder ir jantar ou fazer algum tipo de programa. Namorar pode ser ate ir caminhar de mãos dadas num parque, na beira mar ou na praça desde que seja um momento só para vocês. O mesmo é bacana fazer com nossos pais e irmãos. Ter um dia na semana ou no mês que se comprometam a se encontrarem.
  12. Planeje todos os eventos, shows, musicais, teatro, cursos extras que deseja participar. Aqui também, você verá se tem orçamento para tudo que deseja ou se deverá estabelecer prioridades e adiar alguns para o próximo ano.
  13. Estabeleça metas para 2019. Se quer perder peso, estabeleça quantos quilos e em quanto tempo. Se quer poupar, quanto por mês. Se quer comprar um imóvel, qual o valor e quando. Se quer trocar o carro, qual o modelo, ano e valor.

Ter uma vida nova neste novo ano depende somente de você. A grande diferença entre chegar em  31 de dezembro de 2019 com a sensação de ter conquistado tudo ou a grande maioria das coisas que sonhou e a de não ter realizado nada, está na sua atitude de começar agora um planejamento robusto, consistente e com os pés no chão. Mãos à obra porque você tem 350 dias pela frente para realizar todos os seus sonhos.

Um feliz e prospero 2019 para você!

Sou Cris Ferreira
www.soucrisferreira.com.br







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.