Ano novo, vida nova, casa nova!

Publicado em 05 de fevereiro de 2019

O ano de 2019 começou e com ele a expectativa de mudanças. Há alguns anos, muitos brasileiros deixaram o país para viver em Portugal, em busca de uma vida mais tranquila e atraídos pelos incentivos fiscais oferecidos.

Mas o que muitas pessoas não sabem, é que deixar o Brasil significa mudar sua residência fiscal. Dessa forma, quem pretende deixar o país deve ter ciência de alguns pontos que iremos esclarecer a seguir.

Se você tem cidadania europeia, portuguesa, por exemplo, e tem intenção de ficar viajando para Portugal e até mesmo adquirir imóveis lá, deve ficar atento à regra dos 183 dias. Isso significa que, se você permanecer em Portugal mais de 183, seguidos ou não, em qualquer período de 12 meses, passa a ser residente fiscal em Portugal e será por lá tributado. O problema é que, continua também como residente fiscal no Brasil, nos primeiros 12 meses de sua ausência. Isso acarreta o risco de ser bitributado, ou seja, que sua renda seja tributada duas vezes, no Brasil e em Portugal.

Por essa razão, se você não tem a intenção de mudar sua residência, deve ficar atento a essa regra e não exceder o prazo de 183 dias.

Mas se você está decidido a se mudar do Brasil, então deverá apresentar a “comunicação de saída definitiva” à Receita Federal, o prazo se inicia na data da mudança e termina no último dia do mês de fevereiro do próximo ano-calendário.

Caso tenha excedido o prazo de 183, mas não tinha o intuito de deixar o Brasil, a pessoa deverá apresentar essa mesma comunicação entre o 13º mês de ausência até o último dia do mês de fevereiro do ano-calendário subsequente. Além da “comunicação de saída definitiva”, nos dois casos, deve ser realizada a declaração de saída definitiva, para a quitação de eventuais débitos.

Vale destacar que em 2009 houve alterações na legislação Portuguesa para caracterizar o RNH (Residente não habitual), que é considerado aquele que, português ou não, não tenha sido residente em Portugal nos últimos 05 anos anteriores à sua solicitação.

Assim, incidirá uma alíquota de 20% nos rendimentos auferidos em Portugal relativos a trabalhos com caráter científico, artísticos ou técnicos. Vale destacar que em Portugal a alíquota de imposto de renda pode chegar a 48%. Ainda, os rendimentos oriundos de outros países, são isentos de tributação. Ou seja, se você vive em Portugal, mas possui rendimentos no Brasil, estará sujeito à essa isenção. Destacamos que essa isenção é para um período de 10 anos.

Esperamos que sua decisão seja a de continuar no Brasil, mas seja qual for, desejamos a você muito sucesso nesse novo ano e até o nosso próximo encontro







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.