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Ainda sobre a Agilidade Emocional!

Saber gerir pensamentos e sentimentos reduz o estresse, diminui erros e contribui para alcançar metas. Aprenda mais sobre o processo que busca construir um maior nível de controle sobre sentimentos e reações.

Na semana passada, eu pedi muita atenção ao trabalho de duas pesquisadoras americanas, publicado pela Harvard Business Review, ao final de 2013. Susan David e Christina Congleton divulgaram o estudo How to manage your negative thoughts and feelings (Como gerenciar seus pensamentos e sentimentos negativos), lançando o conceito de Agilidade Emocional.

Apenas para resumir, a premissa é de ser frequente e até normal que uma pessoa tenha pensamentos negativos em seu cotidiano, o que se mostra mais crítico quando ocorre em ambiente de trabalho. Saber gerir esses pensamentos e sentimentos reduzirá o estresse, diminuirá erros e contribuirá para alcançar metas e, ainda que a Agilidade Emocional não seja de simples aplicação, as autoras afirmam que sua prática levará a uma competência mais efetiva em cargos executivos e de liderança.

A pesquisa mostrou que a tentativa de minimizar ou ignorar emoções e pensamentos negativos acaba apenas por amplificá-los. O estudo propõe que, para construir a Agilidade Emocional como habilidade crítica, deverá haver a autoaceitação e o autocompromisso baseados no reconhecimento dos próprios padrões; em rotular claramente os pensamentos e emoções; em aceitar essa ocorrência como normal; e em passar à ação com base nos seus valores como ferramentas-guia de atitudes e comportamentos.

Na sua essência, a Agilidade Emocional é um processo voltado a fazer a pessoa conhecer melhor a si mesma, em que ela busca construir um maior nível de controle sobre seus sentimentos e reações. Ou seja, a Agilidade Emocional exige a transformação das emoções em uma forma mais produtiva de ser e de viver, respeitando os próprios valores. Portanto, ninguém poderá negar a estreita correlação entre esses conceitos e tudo aquilo que se aplica ao Coaching.

Segundo as autoras, eis a forma sequencial bem simples de abordagem (e aqui fica a orientação para que um Coach experiente possa conduzir o assunto através desse exercício passo-a-passo):

  1. Escolha a situação em seu cotidiano de trabalho que, normalmente, costuma mostrar-se claro desafio.  Isso pode ser qualquer coisa feita a contragosto, com a sensação de se sentir sob pressão;
  2. Identifique os pensamentos que vêm à sua mente nessa situação, como por exemplo a de que haverá erro de sua parte, que as pessoas não respeitarão sua posição ou que você não tem o respeito dos outros;
  3. Identifique os sentimentos associados a esses pensamentos como, por exemplo, medo ou raiva;
  4. Pergunte-se e responda, com honestidade, o quanto você tenta fazer com que esses pensamentos negativos e os sentimentos associados sejam descartados: muito, pouco ou não faz esforço?
  5. Pergunte-se o quanto você assume e aceita como verdadeiros esses pensamentos e sentimentos.

O truque para a Agilidade Emocional não está em suprimir os pensamentos e sentimentos, sem contestação. Em vez disso, adote uma postura analítica, centrada em meta ou objetivo, com uma clareza que não seja conduzida pela dúvida interior. Busque realinhar a sua perspectiva de quanto você está se subordinando a suposições e não a fatos, encarando tudo com lógica e intencionalidade.

Melhorar a Agilidade Emocional e mudar os próprios hábitos requer flexibilidade na forma de se relacionar com a realidade. O ponto fundamental é que a ação tomada esteja profundamente alinhada com os valores pessoais pois, do contrário, em algum instante você perderá ou abandonará o rumo que tomou. As autoras sugerem uma lista com os principais valores encontrados para um ambiente de trabalho (Personal Values Card Sort – 2001), criada por W.R. Miller, J. de Baca, D.B. Matthews, e P. L. Wilbourne, da Universidade do Novo México.  Aliás, para este e vários outros casos, um Coach experiente pode usar a relação a seguir como base de atendimento em Coaching. Boa sorte!

Lista sugerida de valores como suporte a um trabalho de Agilidade Emocional
AberturaCompaixãoEstabilidadeMudançaResponsabilidade
AmizadeConfiançaFamíliaOrdemRiqueza
AmorConfortoGenerosidadePaixãoRisco
AutenticidadeConhecimentoHumildadePerdãoSaúde
AutoconhecimentoCooperaçãoHumorPoderSegurança
AutonomiaCortesiaInconformismoPopularidadeServilidade
AutorrealizaçãoCriatividadeJustiçaPrecisãoSimplicidade
AutoridadeDesafioLazerPropósitoTolerância
AventuraDeverLiderançaRacionalidadeTradição
CaridadeDiversãoModeraçãoRealismoUtilidade
Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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