À sombra do Medo: O Mito que Medo Gera Mudança

Publicado em 12 de junho de 2018

Existe um mito que medo gera mudança. Baseado nesta crença, vemos diversos tipos de comportamentos, principalmente em relacionamentos: pais que assustam seus filhos com “consequências horríveis” no caso de engajarem em comportamentos proibidos; profissionais de saúde utilizando estatísticas “assustadoras” para tentar convencer pacientes a aderirem à linha de tratamento proposta; parceiros(as) ameaçando abandonar em situações que desejam ver alteradas. O problema é que estas pressões não promovem mudança, pelo contrário, muitas vezes, aumentam a resistência.

Por definição, o medo é um sentimento que surge com a presença de uma ameaça. É um impulso de sobrevivência, que avisa o corpo e a mente a reagirem ao perigo com uma resposta de luta ou fuga. Esta emoção desencadeia uma reação em cadeia no cérebro e no corpo que tem início com um estímulo de estresse e termina com a liberação de compostos químicos que causam aumento da frequência cardíaca, aceleração na respiração e ativação dos músculos. A resposta ao medo é quase inteiramente inconsciente – não temos opção de escolha.

Quando falamos sobre mudanças, principalmente mudanças para o nosso bem-estar, estas precisam ser desejadas e ESCOLHIDAS. Se utilizarmos o medo como recurso para supostamente impulsionar uma mudança, tiramos o poder da escolha; invés, provocamos reações impulsivas sem intervenção da consciência.

Um estudo realizado nos EUA deixou claro que o medo da morte não é suficiente para promover mudança de hábitos. Em apenas algumas semanas após passarem por ataques cardíacos e tiverem que ser submetidos a cirurgias invasivas, 90% dos pacientes retomaram seus hábitos antigos, muito causadores de suas doenças de coração tais como ingestão de bebida alcoólica, consumo de alimentos fritos, sedentarismo, altos níveis de estresse entre outros (Alan Deutschman, Mude ou Morra).

Para complementar, pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, a maioria dos brasileiros não temem a morte. O maior medo é da dependência física, mental ou financeira – mais de 84% dos entrevistados apresentaram este medo.

Em harmonia com o estudo da Datafolha, a Teoria da Autodeterminação (self-determination theory – SDT) elaborada em 1981 por Richard M. Ryan e Edward L. Deci comprova que a autonomia é a principal motivação para o bem-estar e saúde. Um estudo multicultural (Coreia do Sul, Rússia, Turquia e Estados Unidos) indicou que a possibilidade de desenvolver práticas com autonomia individual teve tendências preditivas com o bem-estar (Chirkov, Ryan, Kim & Kaplan, 2003). Vários estudos realizados mostraram que uma intervenção clínica suportiva à autonomia vinculou-se à maior motivação autônoma e maior aderência aos tratamentos (Curry, McBride, Grothaus, Lando & Pirie, 2001; Georgiadis, Biddle e Stavrou, 2006; Williams, McGregor, Zeldman, Freedman & Deci, 2004).

Logo, vemos que na realidade o medo causa estagnação. Geralmente, o medo está acompanhado com outros sentimentos negativos tais como ansiedade, baixa autoestima e culpa. Estas emoções geram o efeito oposto a motivar mudança, elas tendem a causar permanência no estado atual.

Quando estimulamos emoções positivas, aumentamos o nível de energia para realizar as mudanças. Em estudo realizado por Barbara Frederickson, a presença das emoções positivas aceleraram a recuperação das sequelas cardiovasculares (Fredrickson, BL, & Levenson, RW (1998).)

Quando desejamos auxiliar um alguém no processo de desenvolvimento, devemos buscar encontrar motivadores positivos, principalmente ligados ao desejo de ser autônomo. O medo serve de reação imediata, mas a longo prazo aumenta a resistência e pode gerar bloquear todo processo. A próxima vez que começar a frase “Você deveria (incluir comportamento nocivo como parar de fumar, parar de beber, etc.), pois se não você vai morrer” lembre-se de que o medo da morte não é suficiente e nem eficiente para a realização de mudanças sustentáveis. Instigar o sonho de viver uma vida independente e plena será um melhor gatilho para promover o bem-estar.

A vida é maravilhosa se não se tem medo dela. (Charles Chaplin)







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.