fbpx

A Mulher e o Homework

Cada vez mais é evidente o desejo de mulheres exercerem sua atividade profissional em homework para uma jornada menos aguda, porém vem a constatação de que trabalhar em casa não é para todas.

4 pontos de Inteligência Emocional que auxiliam mulheres que atuam em homework

Encontramos na mídia inúmeros artigos sobre a mulher que trabalha e quase todos, de uma maneira ou de outra, costumam mencionar a sua tripla jornada.

Diante deste cenário, cada vez é mais evidente o desejo das mulheres exercerem a sua atividade profissional em homework. Por um lado esta atividade torna a tripla jornada menos aguda, por outro vem a constatação de que trabalhar em casa não é para todas. O sucesso ou não do homework depende de inúmeros fatores, mas um deles se destaca mais que os outros: a Inteligência Emocional.

Um bom desenvolvimento da Inteligência Emocional facilitará em muito este tipo de atividade. Veja se você atende a estes pontos importantes:

  1. FOCO
    Se por um lado a mulher que trabalha em casa tem a facilidade de ajustar o seu ritmo ao seu conforto, por outro estará sujeita a varias distrações e interrupções durante todo o dia.
    A inteligência emocional proporciona às pessoas um domínio de seu autogerenciamento, mantendo um controle de suas emoções e suas influencias sobre o seu comportamento.
    Com uma melhor consciência e senso de controle, as mulheres podem lidar melhor com as demandas da vida profissional, do trabalho em casa e dos demais fatores que possam tirar o seu foco de suas atividades.
  2. TOMADA DE DECISÃO
    O trabalho em casa realça a necessidade da tomada de decisões acertadas, sem cair na tentação do caminho mas fácil ou de uma rápida desistência frente a um obstáculo.
    Se você tem uma consciência real de suas emoções, elas não influenciarão em sua tomada de decisão permitindo que suas escolhas sejam claras e precisas e que beneficiem as suas atividades como um todo.
  3. MELHORIA NOS RELACIONAMENTOS
    Não existem duvidas que o trabalho em casa reduz as oportunidades de encontrar com outras pessoas. A Inteligência Emocional auxilia nesta questão proporcionando habilidades que permitem se conectar melhor com as pessoas.
    Um dos componentes centrais da Inteligência Emocional é a gestão de relacionamentos que permite gerenciar interações, aumentando a chance de formar uma conexão bem sucedida.
  4. SOLUÇÃO DE CONFLITOS
    Após o surgimento da Internet, trabalhar em casa não significa trabalhar sozinho. Na maioria das vezes existe a interação de vários indivíduos com um objetivo comum, alguns trabalhando em casa, outros não, porém as características transculturais podem ser bem nítidas, o que pode causar ruído nas comunicações, tendo como consequência o conflito. O reconhecimento das nossas emoções a as dos outros, nos dá base para gerenciar e superar estas situações.
    Quem se conhece e conhece as reações dos outros tem maior facilidade para solucionar conflitos.

Como pode ser notado, o desenvolvimento da Inteligência Emocional é fundamental em todas as áreas e os profissionais que com ela se preocupam certamente são um diferencial no mercado de trabalho.

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa