A mentira invencível

Publicado em 02 de abril de 2018

Dizem que a mentira tem pernas curtas, mas se esquecem de que foi a tartaruga que ganhou do coelho na célebre disputa da corrida da velha fábula.

A mentira tem vantagem sobre qualquer outro tipo de narrativa, pois ela possui um segredo. Qual? O segredo de poder “pegar” quando contada como se fosse a revelação de um segredo. O segredo da mentira é passar-se por segredo.

Se contamos algo a alguém, mas que é alguma coisa racional, não miraculosa, não escandalosa, o fazemos por narrativas informativas ou formativas. Mas quando chamamos alguém num canto e lhe dizemos “vou lhe contar um segredo”, tudo muda. Estamos escolhendo alguém. Estamos dando confiança. Estamos fornecendo poder, ou ao menos enganando esse alguém com a ideia de que o escolhemos, que ele tem importância, e que por isso vai participar do poder que temos. A mentira com alguma pitada de escândalo, se passada de mão em mão assim, ganha sempre.

A mentira é muito poderosa quando nesse esquema, pois mesmo que aquele que a recebe fique sabendo que é mentira, não terá coragem de se desfazer dela, pois certamente já compactuou da ideia de poder repassar um segredo. Já está na trama de ter poder por conseguir distribuir poder – mesmo que inicialmente falso. Se conto um segredo, lhe dou poder, mas também aumento meu poder sobre você, que passa a me tomar como fonte privilegiada, uma vez que se sente importante por ser o escolhido. E o jogo de favores e de concessões de amizade e status envolvido nisso tudo é jogo de poder. A mentira contada como se fosse segredo, ou seja, aquilo que é o elemento chave e central da fofoca, é o meio pelo qual uma tal prática sempre tem sucesso.

Um dos mais importantes livros do marketing político de todos os tempos, a Bíblia, nos bem ensina sobre esse assunto. Conta o livro sagrado que Moisés falava com Deus, mas que jamais o Criador o atendeu de frente, no encontro face a face. Moisés conversava com Deus tendo este sempre de costas. A postura corporal aí é significativa. Quando queremos contar um segredo, o modo costumeiro é fazê-lo meio que de lado ou totalmente de costas (ou de cabeça baixa com um capuz), como quem não está conversando. Essa postura indica que se está lidando com um segredo que guarda o mistério necessário de maneira a fazer com que aquele que recebe o segredo entenda que é de fato o portador de um segredo, e, por isso mesmo, um escolhido. O texto bíblico deixa claro esse poder de Moisés, e ao mesmo tempo ensina a forma de fazer algo se propagar com facilidade. Algo digno da fofoca. E o conteúdo da fofoca, ser fosse verdade, não seria contado assim e, enfim, não seria fofoca.

Autoridades religiosas, líderes políticos e raposas empresariais sabem disso. São pessoas treinadas para participar de jogos fortes de poder. São especialistas em chamar alguém e, meio de lado, ou com a cabeça baixa, sugerir a este ouvinte que está lhe contando algo por conta de uma escolha, de uma consideração, de uma amizade, ou mesmo de um declarado modo de ceder poder. Se se trata de uma verdade, a força da racionalidade da mensagem lhe daria chances de se perpetuar. Mas se se trata de meia verdade ou mentira, o objetivo não é só que se espalhe, mas que antes de tudo envolva outros na sua teia. Teia de espalhar mentiras que é ao mesmo tempo teia de se envolver com o poder, e de se achar participante em algo importante – uma seita, um governo de crápulas, um partido clandestino, uma missão empresarial etc.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.