A Importância dos Assessments

Publicado em 25 de junho de 2019

Os assessments, que se traduz “avaliações” em inglês, têm sido utilizados como ferramentas para mapear perfis e padrões comportamentais de indivíduos e equipes, tendo seu uso mais concentrado nas áreas de RH, consultorias e desenvolvimento humano (DH) de grandes corporações, mas tem se expandido no universo do Coaching.

Um paralelo mais comum para ilustrar melhor o que são os assessments, é a área da saúde. Praticamente todos médicos utilizam exames, sejam eles de raio-x, ultrassom, de sangue, urina, entre outros, com o objetivo de obter informações mais consistentes e específicas da demanda do paciente, para que facilite o diagnóstico de padrões e sintomas que o conduzam ao diagnóstico exato do problema, para então proceder com medicações ou outros tipos de intervenções médicas.

Mas qual é a importância do assessment no universo do Coaching?

O dinamismo da atualidade demanda cada vez mais eficiência e precisão cirúrgica, não somente dos médicos, mas como de todo tipo de profissional em qualquer área que seja, e o profissional de DH não escapa dessa cobrança. É aqui que entra a importância de ferramentas, como os assessments, que otimizam e proporcionam maior eficiência e precisão na conquista e satisfação de resultados.

Vou dar um exemplo que constitui um dos pilares da maioria dos processos de coaching e DH, que é a identificação de cultura e valores de indivíduos ou equipe.

Neste caso em específico, usarei como exemplo o assessment “Forças Impulsionadoras” da TTI Success Insights, que consiste em 12 fatores (Instintivo, Intelectual, Desprendido, Prático, Objetivo, Harmonioso, Intencional, Altruísta, Colaborativo, Comandante, Receptivo e Estruturado) que mapeiam as áreas que o indivíduo ou equipe mais valorizam e se atraem, bem como aquelas que trazem o efeito contrário.

Como exemplo hipotético, vamos supor que meu coachee é gestor de uma equipe de 10 colaboradores, e o desafio atual é de engajar e motivar a equipe (exemplo raro…rs). Do meu ponto de vista, a solução tradicional seria um mapeamento geral da área para identificar o ponto de vista de todos envolvidos, especialmente a qualidade da comunicação e alinhamento de expectativas. Este trabalho é inevitável para começarmos a investigação e identificar os núcleos que causam a falta de engajamento e motivação.

Aplicando o assessment a todos os 10 colaboradores e o próprio gestor através de um link por e-mail, eu consigo analisar os relatórios individuais e combinar os relatórios da equipe, resultando em 4 fatores predominantes e que apontam que esta equipe mais valoriza e se atrai pelos fatores: Intelectual, Altruísta, Colaborativo e Prático, nesta mesma ordem de importância. Traduzindo, os valores (na prática e não conceitualmente faltando) da equipe, em ordem de importância, são: valorizar conhecimento e aprendizado (Intelectual), ajudar e desenvolver pessoas (Altruísta), colaborar e contribuir com as pessoas (Colaborativo), praticidade e otimização de resultados (Prático).

De quebra, podemos ainda utilizar as informações analisadas acima para desdobrar na missão (e filosofia/cultura) da equipe: Valorizar conhecimento e aprendizado para ajudar e desenvolver pessoas através da colaboração e resultados práticos.

A partir destas conclusões gerais da equipe, consigo ter insights comparando com o relatório individual do gestor (coachee), que no caso é o único da equipe toda que possui o fator “Prático” mais predominante, e o fator “Intelectual” como quarto mais predominante. Ou seja, o gestor valoriza e tem olhos predominantemente e atrativamente para resultados práticos (e sem delongas), sendo que a equipe como um todo valoriza conhecimentos, teorias e conceitos colaborativos e de contribuição primeiro, para então falar a mesma “linguagem” de resultados práticos (Prático).

Neste caso, o “desencaixe” não é gritante a ponto de gerar total incompatibilidade de gestor e equipe, mas com o tempo pode gerar desgaste, falta de engajamento e desmotivação (como o que ocorreu neste caso hipotético), caso os envolvidos não sejam conscientizados destes pontos-chave. E é aí que entra a intervenção do coach, que com a ajuda do assessment, pode partir destas análises e insights, concluir e preparar intervenções mais eficientes e cirúrgicas com menor risco de erros e maior margem de acerto e sucesso. Isto sem contar na otimização de tempo e ganho de confiabilidade.

Se você já usa ou vai começar a utilizar assessments, avalie sempre a finalidade e eficácia de cada instrumento, principalmente seguindo o princípio médico do uso de remédios: opte pelos que trazem maior segurança e confiabilidade, e que tenham histórico de pesquisa e desenvolvimento na área. Afinal de contas, nem tudo que é bom é barato.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.