A importância do Princípio da Pausa para o Coaching

Publicado em 20 de março de 2019

Me preparando para a escolha do que escrever no artigo deste mês, me peguei pensando no princípio da pausa e me perguntando o quão importante, para mim, sempre foi pausar e refletir sobre os meus próximos passos.

E agora me ocorreu perguntar quantas vezes eu pratiquei o princípio da pausa, para rever como estou sendo coach e como tenho me preparado para servir aos meus clientes?

Uma outra pergunta que surgiu durante essa reflexão foi – Eu estou no lugar certo? –

Foi assim, pausando, que realizei muitas coisas e também me reinventei algumas vezes, seja no âmbito pessoal como no profissional.

A conexão com o fato de me reinventar, trouxe a palavra Inovação e o desejo de pesquisar sobre como a prática da pausa pode contribuir para que possamos inovar e criar.

Dessa forma, sugiro que você leitor(a) aproveite sempre o tempo para visitar seus valores motivacionais e seus propósitos, individual e coletivamente. O propósito energiza e nos dá força para irmos além, até que algo extraordinário tenha sido criado.

Foi assim, que cheguei às sete práticas da pausa para desenvolver culturas de inovação, válidas para coaches como para líderes em desenvolvimento, que estão elencadas no livro de Kevin Cashman intitulado “O Princípio da Pausa – Dê um passo atrás para avançar” em uma tradução livre.

São elas:

1. Firme-se no propósito

Aproveite o tempo para esclarecer seus valores motivacionais e propósito atraente, individual e coletivamente. O propósito alimenta energia e força para ir além do que é, e continua até que algo extraordinário tenha sido criado. A finalidade é a força vital de inovação que cria e multiplica a energia.

2. Pergunte e escute

Recue por vezes, para se colocar de forma aberta e curiosa usando a linguagem da inovação: questionar e ouvir. Esforce-se para fazer a pergunta extra para desafiar a si mesmo e aos outros a se aprofundarem ainda mais. Aprimore suas habilidades de questionamento e escuta para ativar seu potencial de inovação coletiva. Procure pontos de vista diversos para observar problemas ou oportunidades de um novo ponto de vista.

3. Experimentação de Risco

Tenha a coragem de acelerar através do fracasso, criando ímpeto e velocidade através de novos aprendizados. A experimentação nos direciona para o nosso eventual destino através de barreiras, voltas e reviravoltas, desde que estejamos aprendendo de forma ágil o suficiente para persistir. Recue para garantir que seus comportamentos, assim como seus sistemas e processos, não restrinjam indevidamente o risco de experimentação. Certifique-se de que as pessoas chave estejam encorajadas a investirem pelo menos 15% do seu tempo explorando e testando novas ideias.

4. Refletir e sintetizar

Reserve tempo, da maneira que funciona para você, para integração e síntese. Um bom exemplo é um CFO que reserva todos os domingos à noite para mapear seus problemas mais complexos ou estratégicos. Ele coloca todas as peças em ordem e começa a associá-las. Ele associa as partes divergentes em um todo mais integrado. Identifique sua melhor maneira de “organizar a bagunça” diária ou semanalmente, para ganhar clareza e novas possibilidades.

5. Considere as Dinâmicas Inside-Out e Outside-In

Distancie-se para considerar as forças que moldam o futuro, examinando as sugestões internas e externas. Promova a criatividade ideal internamente e considere a dinâmica competitiva, global e futurista de uma maneira integrada. A inovação transformadora está na confluência da criatividade interna e colaborativa e das necessidades externas, centradas no cliente.

6. Promova ambiente de Criatividade

Aproveite o tempo para se conectar, treinar, orientar e desenvolver seu pessoal. Construtivamente desafiar seu pensamento, estratégia e comportamento através da lente da inovação. Desafie as pessoas para criarem, inovarem e imaginar futuros alternativos. Faça o seu pessoal crescer para cultivar uma cultura de inovação.

7. Seja autêntico

O potencial de inovação de suas equipes ou organização será diretamente proporcional à sua incorporação de inovação. Certifique-se de que seus comportamentos não estejam limitando, sem saber, uma cultura de inovação. Peça feedback. “Como eu poderia incentivar ainda mais inovação aqui?” O mais importante, ser o inovador que você deseja ver em sua cultura.

Como você leitor(a) tem pensado e exercitado momentos de pausa criativa?

Referência

Cashman, K. – The Pause Principle – Step Back to Lead Forward, 1st Edition – Berrett-Koehler Publishers, Inc.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.