A importância de viver o AGORA

Publicado em 22 de janeiro de 2019

A origem da palavra “agora” vem do antigo Grego (Ágora) e era uma praça pública onde se realizavam as principais atividades como assembleias políticas, práticas religiosas, feiras, encontros, etc. Ou seja, era onde tudo acontecia, onde a vida acontecia. Com o desenvolvimento de tecnologias e introdução de novas formas de relacionamentos, otimizamos processos e aumentamos a produtividade. Para a mente, isso significou aprender a lidar com muitos estímulos ao mesmo tempo. De um lado, estas mudanças permitiram ampliação de conexões, aprendizados, acessos, etc. De outro, deixamos de viver o aqui e agora.

Vivemos no século das doenças mentais, sendo uma das principais causas a falta de foco no momento presente. De acordo com a OMS, o Brasil tem maior prevalência de depressão da América Latina e recordista mundial em prevalência de transtornos de ansiedade: 9,3% da população sofre com o problema (total de 18,6 milhões de pessoas). Quase 350 milhões de pessoas no mundo todo e no Brasil, 5,8% da população sofrem com esse problema (total de 11,5 milhões de brasileiros). O suicídio é a segunda maior causa de óbito entre pessoas de 15 a 29 anos, em todo o globo. Houve 18% de crescimento na depressão em todo o mundo, entre os anos de 2005 e 2015. Estas estatísticas são gritos para mudarmos a forma com que estamos vivendo.

A mente do século atual sofre com a dificuldade de focar a atenção no momento presente. Concentrar-se no momento atual significa estar em contato com o presente e não envolvido com lembranças ou pensamentos sobre o futuro ou passado. Contraria a tendência em ficarmos desatentos, ou de nos perdermos em julgamentos e reflexões que alienam do mundo que nos cerca. Porém prestar atenção ao momento presente não é algo automático e sim um comportamento, ou seja, é intencional e precisa ser desenvolvido.

Uma das melhores estratégias para desenvolver uma mente equilibrada e focada é o mindfulness. O mindfulness é uma prática meditativa milenar, original do budismo. A tradução para o português é “consciência” ou “atenção plena”. De acordo com Kabat Zinn, cientista e médico responsável pelo desenvolvimento da presença Mindfulness para o ocidente, “Mindfulness é uma forma específica de atenção plena – concentração no momento atual, intencional, e sem julgamento. Significa estar plenamente em contato com a vivência do momento, sem estar absorvido por ela.”

Existem muitas formas de aplicar o mindfulness no dia a dia: no banho, caminhando, se alimentando, em conversas! O importante é treinar a mente a ficar no momento presente, sem nenhum tipo de julgamento, classificação ou rotulação. É permitir se entregar aos sentimentos, sensações e experiências, sem preocupações excessivas com o que esta por vir em seguida. Esqueça por alguns instantes as redes sociais, feche os olhos, saboreie seus alimentos. Escute. Assim, você criará um espaço mental resiliente e positivo.

Lembre-se, “onde quer que esteja, esteja por inteiro.” (Eckhart Tolle).







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.