A importância da Inteligência Relacional

Publicado em 11 de julho de 2019

Seja bem-vinda,  é com enorme alegria que estarei com você todos os meses falando sobre Relacionamento Afetivo.

Estou extremamente grata ao convite que me foi feito e ao reconhecimento e confiança no meu trabalho. Meu objetivo aqui  é conduzir você a refletir sobre o padrão de relacionamento que vem mantendo, e provocar mudanças para superação de acontecimentos e sentimentos como divórcio,  infidelidade, traição, medo, solidão. Se você me permitir tocar seu coração e fazer você buscar uma plenitude maior em seus relacionamentos, estarei realizada.

Sou mulher e posso ter uma história muito parecida com a sua: sou filha de Militar alcoólatra e de uma funcionária pública.  Namorei 10 anos e permaneci casada por 21. Casei acreditando que iria dar certo até um final feliz, quando um ou outro morreria em idade bem avançada. Tenho dois filhos, adultos, 22 e 19 anos. A separação não foi fácil, romper um relacionamento de anos, onde se construiu uma história com Amor, leva a gente a dores físicas e emocionais. Algo precisava ser feito e eu não tinha recursos internos para fazer qualquer mudança, eu aprendi a superar e segui um caminho sozinha,  e é esse caminho que muitas mulheres estão percorrendo, com minha atuação em suas vidas, de uma forma muito mais tranquila, para também superar e ressignificar suas dores.

Eu, verdadeiramente, acredito que podemos utilizar toda a nossa inteligência na forma como nos relacionamos,  acredito em conexões construtivas,  com afetividade,  respeito e Amor.

Acredito que a mulher tem condições de colocar todas as suas dores em um ponto de partida para uma grande transformação na sua vida, basta que ela escolha.

Minha proposta é que você faça daqui um espaço de grande descobertas, que essa coluna possa contribuir de maneira positiva na sua vida. Leia e comente.

Até breve,

Ercilia Canali

A importância da Inteligência Relacional

Somos seres humanos e sociáveis, precisamos do convívio, do contato com outras pessoas, mas a gente sabe que envolver dois seres humanos gera a possibilidade de grandes emoções. Relacionamentos são dinâmicos, constantes e eternos, e se de fato somos programados a nos conectar precisamos desenvolver e aprimorar a nossa Inteligência Relacional.

Entende-se por Inteligência Relacional a habilidade de conduzir e enfrentar situações do nosso dia a dia, dos desencontros e encontros com qualquer pessoa e com nós mesmos, tendo resultado positivo sem gerar pensamentos e sentimentos de conflito e aborrecimentos.

É comum buscarmos aprovação social, sermos aceitos, fazer parte de algo, de um grupo, de uma comunidade, temos a necessidade de conexão com pessoas que tenham valores, gostos, afinidades parecidas com as nossas.

Buscamos pessoas que acreditem em nós, pessoas que aceitam como somos, que se identifiquem com a nossa vida. É maravilhoso quando temos sonhos e podemos compartilhá-los com pessoas que imediatamente se engajam, se entregam para realizá-los juntos conosco.

Já sabemos que grande parte do sucesso das pessoas é devido à sua competência e habilidade de se relacionar. Portanto necessitamos de pessoas que nos estimulem a crescer, evoluir, que aumente o nosso desenvolvimento e que nos tirem da zona de conforto.

Nós não precisamos daquelas pessoas que sugam a nossa energia e que nos colocam pra baixo. Mas nós aprendemos com todas as pessoas, com as boas e as más relações e também com os desentendimentos, com aquelas pessoas que causam alguma rejeição e mal estar. Os incômodos revelados devem ser vistos e analisados com carinho, a fim de melhorarmos nosso autoconhecimento, exercitarmos nossa percepção e assim evoluirmos. Qual ponto essa pessoa feriu, qual sentimento, ou emoção aflorou a partir do contato com ela?

Está bem, somos humanos e relacionamentos podem ser confusos e complicados, dá trabalho e é necessário dedicação pela família e amigos, a vida toda. Mas podemos em pequenas ações melhorar a nossa vida melhorando os nossos relacionamentos. 

Existem recursos  dentro de nós que muitas vezes deixamos de usar em nossas conexões  por motivos relacionados à nossa educação básica, mas temos condições de mudar essa situação.  Nossas escolhas são capazes de mudar a nossa vida e a vida de outras pessoas. Se aprendermos a nos conectar de forma saudável e menos primitiva, uns com os outros, seremos protagonistas de um futuro de bons relacionamentos.

  1. Troque TV e telefone pelo contato pessoal;
  2. Mantenha também bons relacionamentos com a comunidade;
  3. Anime uma relação antiga fazendo novo juntos;
  4. Marque encontro com os amigos para bater papo;
  5. Ligue para aquela pessoa que você não fala há anos;
  6. Dedique um tempo do seu dia para ligar ou mandar uma mensagem para aquela pessoa que é importante para você;
  7. Faça atividades com que ama;
  8. Viva para amar e entregar amor, não para manter raiva e rancor. 

Outra forma importante de nos proteger em nossos relacionamentos é manter sempre a nossa identidade, então seja gentil consigo mesma, não viva o desejo e o sonho do outro. Se não definirmos a nossa identidade e personalidade, nos misturamos com o outro e os relacionamentos ficarão confusos e destrutivos.

E dentro do princípio de que todos que passam na nossa vida são importantes quero te agradecer por já fazer parte da minha vida lendo esse artigo.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.