fbpx

A dificuldade de buscar a inovação!

Muitos clientes que recorrem ao Coaching estão embaralhados entre questões básicas do cotidiano com as oportunidades que as novas tecnologias apresentam. Daí, INOVAR também cabe para um profissional (Coach ou Coachee) que busca ter sucesso nas suas escolhas.

Provavelmente, muitos dirão que este autor passou pela dificuldade de inovar ao inspirar-se e, quase que integralmente, reproduzir o artigo de Fausto Motter, publicado no site da SAP. Esta é uma empresa global de tecnologia de informação que se apresenta com a visão de ajudar o mundo para este caminhar melhor e em ampliar a perspectiva de vida do ser humano, como um propósito mais elevado. Tenho certeza absoluta que grande parte dos Coaches que acompanham este espaço têm visão e propósitos bem similares.

Continuando, muitos clientes que recorrem ao Coaching estão embaralhados entre questões básicas do cotidiano com as oportunidades que as novas tecnologias apresentam. Daí, INOVAR também cabe para um profissional (Coach ou Coachee) que busca ter sucesso nas suas escolhas. Como sugere o Fausto Motter, procure a definição de “transformação digital” no Google e terá diferentes abordagens, levando-o a um entendimento pior do que tinha, antes da busca. Ainda segundo o Fausto Motter, a dificuldade de interpretar ”transformação digital” passa pela questão de que não se conceitua um fim, assim como aconteceu com diversas outras buzzwords (palavras-chave) que explodiram no mundo corporativo.

Continuando com o Fausto Motter, a “transformação digital” trata de um meio. Sustentada sobre novas formas de pensamento e criação, processos enxutos, digitalização, aprendizagem, soluções analíticas e preditivas, impressoras 3D e outras tecnologias, tudo contribuirá para a criação de novos modelos de negócios e a revisão dos modelos já existentes. Obviamente, o mundo seguirá necessitando das empresas seculares de extração e transformação industrial, mas operadas de forma diferente.

Retomando o cotidiano corporativo, quando se analisa em detalhes as ferramentas existentes e as novas possibilidades, percebe-se que, uma década atrás, o desafio estava na integração, mobilidade, padronização de processos, entre outros temas que, geralmente, tinham nas plataformas de tecnologia uma grande limitação. Não funcionava como se esperava porque a plataforma não permitia. Atualmente, com muitas novidades em soluções tecnológicas, esse problema está bastante resolvido (ou encaminhado) e surge outro, mais desafiador: faltam boas ideias e propostas para aglutinar e identificar as possibilidades de inovação.

Portanto, como nos afirma Fausto Motter, a palavra-chave que justifica novos investimentos em tempo e dinheiro chama-se INOVAÇÃO. Fazer funcionar o atual já sabemos, mas como enxergar as oportunidades de criar e inovar? Como buscar a inovação, aportando criatividade em um universo que construímos sempre tão distante de qualquer tarefa não cartesiana? Design Thinking é um método que pode ajudar a aglutinar e, de fato, utilizar todas as outras ferramentas. Aí então, as palavras da moda começarão a fazer mais sentido.

Agora, retomo eu as rédeas dessa conversa virtual para perguntar aos Coaches: como você pode administrar seu próprio negócio, conhecer novas tecnologias, desenvolver processos criativos e adotar práticas bem-sucedidas junto aos seus clientes? Lembre-se que, resumidamente, seu negócio em Coaching busca “melhorar a vida das pessoas, como um propósito mais elevado”. Você é previsível ou inova no que faz?

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa