A arte da Gastronomia na Alimentação Saudável

Publicado em 11 de junho de 2019

Por Erica Campos Liberatti

Sabemos que por muito tempo unir gastronomia tradicional e alimentação saudável era um desafio, algo desconhecido e muito pouco acessível.

Hoje em dia isso vem mudando e para melhor, somos mais conscientes do impacto da alimentação saudável para o corpo e para a mente, com toda essa mudança novos chefs de cozinha estão sendo atraídos e buscam se especializar, enquanto que os chefs já conhecidos na gastronomia procuram se reinventarem.

A cultura do cozinhar em casa com alimentos frescos, o hábito de se sentar à mesa com a família na hora das refeições está voltando para muitos lares. As pessoas buscam compreender a importância dos pratos coloridos, querem saber a função dos alimentos e, como isso reflete na nossa saúde. Consequentemente esse interesse também é perceptível nos pratos que são servidos em restaurantes.

Estudos e pesquisas da área vivem em constante avanço, surgindo novos cursos e oportunidades para o mercado.

Novas portas se abrem aos chefs de cozinha que compreendem essa demanda, eles entendem que têm a oportunidade de unir sabor, saúde e sofisticação.

A Gastronomia saudável para muitas pessoas já é um estilo de vida, faz parte da rotina; quem busca uma alimentação saudável e funcional dentro de casa também deseja encontrar o mesmo fora de casa.

É um estilo de vida que conquista novos adeptos a cada que dia que passa, cientes de que os alimentos saudáveis são ótimos auxiliares na prevenção de doenças e que o ato de nutrir, além de proporcionar benefícios, também proporciona prazer e acolhimento.

O desafio da Gastronomia saudável é entender, aplicar as técnicas da gastronomia tradicional e criar pratos deliciosos que aguça os sentidos, proporcionando uma experiência leve, saudável e que toca a alma dos clientes.

Semana passada eu fiz essa receita que além de ser saudável e funcional tem muito sabor, espero que gostem:

MACARRÃO DE ABOBRINHA COM MOLHO PESTO DE RÚCULA

INGREDIENTES DO MOLHO:

  • 100g de rúcula;
  • 20g de folhas de manjericão;
  • 1 colher de chá de limão tahiti (de acordo com seu paladar);
  • 50g de Pecorino ralado (elimine se for intolerante ou vegano);
  • 50g de nozes (se eliminar o queijo, duplicar a quantidade deste ingrediente);
  • 1/3 xícara de azeite extravirgem (use mais se for preciso);
  • 1 dente de alho;
  • Pitada de sal não refinado (adicione mais se não usar o queijo).

MODO DE PREPARO DO MOLHO:

Coloque no liquidificador, em velocidade baixa, as folhas de rúcula e manjericão lavadas e secas, assim como o pecorino ralado, as nozes, o alho, o sal e metade do azeite. Pouco a pouco, vá adicionando o restante do azeite até obter uma consistência cremosa.

INGREDIENTES DO MACARRÃO:

  • 3 abobrinhas italianas;
  • 1/2 colher de chá de sal não refinado;
  • Fio de azeite.

MODO DE PREPARO DO MACARRÃO:

Com auxílio de uma faca ou de um cortador próprio (mandoline), fatie as abobrinhas italianas em lâminas finas no sentido do comprimento, como um espaguete. Coloque-as em água fervente, com uma pitada de sal, e cozinhe cerca de 1 minuto apenas. Escorra, transfira para a água gelada para interromper o cozimento e reserve. Em uma frigideira, misture o molho e o macarrão por cerca de 2 minutos. Acrescente o tomate-cereja e desfrute.

* Erica Campos Liberatti é formada em Brand Manager pelo Instituto Marangoni na Itália, consultora e culinarista saudável, cursando Pós em Gastronomia Funcional pela Anhembi Morumbi. Apaixonada por cozinha desde 08 anos de idade, no final de 2017 decidiu ingressar na área da culinária saudável através de consultoria alimentar.







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