A arte da Escuta

Publicado em 17 de abril de 2018

Existe uma diferença entre ouvir e escutar. Ouvir se refere ao sentido da audição, são os sons, barulhos e até silêncios que o ouvido capta. O ato de ouvir é automático – não exige nenhum esforço ou decisão. Já escutar significa ouvir com atenção – existe uma intenção. A escuta inclui uma decisão consciente, ou seja, é um comportamento que pode ser desenvolvido e melhorado. Escutar é dar sentido ao que está sendo captado pela audição, mas vai, além disso, a escuta inclui uma compreensão e processamento de informações.

Na maioria dos diálogos, a escuta é desativada. Vemos grandes monólogos, frases prontas e cachoeiras de julgamentos e preconceitos. Queremos responder da forma mais rápida e eficiente, evitando sempre o silêncio que traz angústia. Somos treinados a preencher o ambiente com respostas barulhentas. Quantas vezes por dia paramos para ativar e utilizar nossos ouvidos na máxima de suas potências?

Líderes, muitas vezes, são caracterizados por sua habilidade de fala. Quanto mais sofisticado o discurso, melhor. Elogiamos a utilização de palavras, apreciamos a clareza de pensamentos e almejamos desenvolver a habilidade de expressão sonora. O que é delatado desta equação (em sua grande maioria) é que a comunicação inclui a escuta. Sem o ouvinte, não existe um locutor.

Uma das principais competências do Coaching, e deveria ser de todas as profissões, é a escuta ativa. A escuta ativa é escutar de forma plena e atenta sem nenhum tipo de julgamento; inclui a compreensão dos sentimentos sendo transmitidos, aceitação sem julgamento, percepção dos componentes da fala, tais como tom de voz, pausas, entonação, etc. e observação das expressões não verbais (olhar, gestos, postura, etc.). Através deste tipo de “ouvir” estabelecemos uma conexão profunda com o outro. Identificamos através das palavras (e muitas vezes do silêncio), as necessidades, desejos, medos, sentimentos, crenças e valores.

Vemos evidência científica comprovando a importância da escuta na interação entre o profissional de saúde e o paciente. Em uma pesquisa realizada por enfermeiras sobre o suporte emocional em cuidados paliativos, foi concluído o uso adequado de habilidades de comunicação. É a base do cuidado emocional do indivíduo e da família que vivenciam estresse psicológico e emocional (Skilbeck J, Payne S. Emotional support and the role of Clinical Nurse Specialist in palliative care. J Adv Nurs. 2003;43(5):521-30.)

Em outro estudo, mulheres com sintomas depressivos passaram por sessões terapêuticas com profissionais utilizando a escuta ativa como estratégia de tratamento. Os resultados demonstraram que os escores médios de todas as medidas de depressão diminuíram e as participantes avaliaram a utilização deste tipo de atenção como extremamente útil (Souza RC, Pereira MA, Kantorski LP. Therapeutic listening: an essential instrument in nursing care. Rev Enferm UERJ.2003;11(1):92-97).

A escuta apresenta-se como uma ferramenta de comunicação essencial para a compreensão do outro, pois é uma abordagem acolhedora e respeitosa.  O falante se sente valorizado e priorizado pelo receptor. A habilidade de escuta envolve a compreensão do que a outra pessoa diz e sente, sem inclusão de julgamentos.

Fica o convite para aprendermos a nos comunicar de forma completa. Passamos a maioria do tempo em conversas unilaterais – falamos mais que ouvimos. Que tal invertermos esta proporção? Escutar mais que falamos?

Seguem 6 dicas para começarmos a desenvolver nossa habilidade de escutar ativamente:

  • Evite distrações durante qualquer diálogo. Afaste celulares, computadores, tabletes, etc.
  • Preste atenção em cada palavra, som, gesto. O que estes demonstram para você?
  • Quais são os sentimentos envolvidos? Tente identificar 2-5 sentimentos em cada troca.
  • Procure evitar respostas “prontas.” Desenvolva retornos personalizados.
  • Tente se colocar no lugar do outro e expresse empatia. Comece frases com “Eu entendo...”
  • Faça perguntas abertas. Demonstre curiosidade ao fazer perguntas que estimulem o relato de uma história. Evite perguntas que tenham respostas “sim” ou “não.”

A próxima vez que engajar em uma conversa, pense nestas sugestões. Desta forma, você estará estimulando mudanças positivas na vida das pessoas ao seu redor e construindo vínculos positivos!

Falar é uma necessidade, escutar é uma arte. (Johann Goethe)







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.