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3 erros que geram turnover nas empresas

Resultados, resultados e mais resultados. É assim que as empresas geram crescimento, atraem investidores e obtém lucratividade. Mas e as pessoas?

Resultados, resultados e mais resultados. É assim que as empresas geram crescimento, atraem investidores e obtém lucratividade. Mas e as pessoas?

No mercado nunca se ouviu falar tanto em jornada e sucesso do cliente. É fato que ele precisa estar no centro, para criar uma solução que o encante e torne-se fiel à sua marca. Contudo, poucas empresas geram soluções para construir uma cultura organizacional que além de exponencial, tenha foco no colaborador.

Profissionais sem engajamento, possuem baixa produtividade, não pensam fora da caixa e a tendência é buscarem algo melhor no mercado. Existem alguns erros que as empresas cometem que aumentam o turnover.

O primeiro erro é a falta de autonomia. As pessoas querem dar ideias, tocarem projetos que façam parte de uma construção maior. Liderança baseada em controle, onde as pessoas apenas seguem regras gera desmotivação. Um ponto são os indicadores, reuniões de status de projetos, outro é sufocar seu time, não dando liberdade para criação e solução de problemas.

Autonomia tem relação com delegação e para tal exige preparo do time e alinhamento de expectativas. Uma empresa forte é baseada em relações de confiança e falta de autonomia cria um clima pesado onde não existem conflitos construtivos.

O segundo erro é a falta de feedback. Os gestores falam que o fazem, mas os colaboradores na grande maioria não os reconhecem. Feedback não é apenas sobre atividades do dia a dia. É desenvolvimento de competências, alinhamento sobre carreira de forma individualizada. Se a sua agenda não tem mais de 60% do tempo dedicado ao seu time, há um problema que você precisa ajustar. Claro que existem fases de foco total no negócio, mas não deixe que isso se torne uma muleta. Gestão de pessoas faz parte do negócio.

O terceiro erro é não tornar seu colaborador, um embaixador de sua marca. Como é a experiência do colaborador dentro da sua empresa? Como você trata seus candidatos no processo de seleção até a saída dele? Mesmo aqueles candidatos que não foram selecionados? Se a experiência já é ruim de entrada, a imagem que fica mostra inconsistência com o que se vende e a comunicação como estratégia de marketing.

Quais ritos de cultura fazem seus colaboradores se sentirem apaixonados pela empresa? Ou eles só cumprem o horário e pouco defendem a marca fora da empresa?

Crie canais onde você engaje as pessoas e os sinta fazendo parte do todo. Dê espaço para o time falar de melhorias organizacionais, sobre ideias dos produtos. Se é possível – dependendo do negócio, deixe que tenham a experiência de utilização dos produtos e serviços. Não é apenas dar desconto ou deixar disponível. Crie uma experiência da mesma maneira que quer conectar seus clientes.

A jornada do colaborador é essencial para um time forte, engajado e capaz de ainda mais dar seu melhor pela empresa.

Faça um diagnóstico organizacional e avalie que tipos de ações podem ser endereçadas. Não deposite nas mãos apenas da alta gestão ou RH. Corresponsabilidade é papel de todos da empresa, portanto faça a sua parte.

Aline Gomes Author
Aline Gomes é uma inquieta que adora potencializar a performance dos profissionais. Psicóloga, Pós Graduada em Administração de Empresas com 5 certificações em Coaching, atuou por mais de 10 anos como Executiva de RH com projetos estratégicos no Brasil e América Latina. Atualmente é empreendedora na Make Different, Head dos cursos in company da Escola Conquer e professora do Leadership Experience. É criadora do Sacadas de Carreira, blog que gera conteúdos para acelerar a carreira dos profissionais.
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