fbpx

10 competências necessárias para decolar na carreira de Compliance

Mais que formação técnica, os profissionais em ascendência nos tempos atuais devem se manter atentos ao desenvolvimento de competências comportamentais.

Mais que formação técnica, os profissionais em ascendência nos tempos atuais devem se manter atentos ao desenvolvimento de competências comportamentais que são hoje quesitos relevantes no novo conceito de mercado, tal como o segmento de Compliance.

Como agir no mundo das incertezas é o grande desafio no mundo profissional atualmente. Esse é um fator que pode ser positivo ou negativo de acordo com a perspectiva de cada pessoa. Apesar do que tem sido propagado em relação à extinção de profissões, tem surgido oportunidades interessantes no mercado. Aliás, essa é uma temática apontada no meu 16º livro, Virar o jogo, lançado em maio de 2018. Seja como colaborador em uma empresa, prestador de serviços autônomo ou profissional liberal, as vertentes para expansão profissional são reais. O maior entrave tem sido como os profissionais têm encarado a realidade de um mundo cheio de novidades e a transformação do mercado contemporâneo. O mundo dos negócios tem aberto novas fronteiras e oportunidades. Existem muitas carreiras em franca ascensão e, entre elas, o Compliance, uma atividade profissional gerada de necessidades atuais na gestão de organizações públicas e privadas.

O termo compliance é derivado do verbo “to comply”, em inglês, e significa o esforço corporativo para estar em conformidade com regras, especificações, instruções e regulamentos. Nas empresas atuais, a expressão ganha cada vez mais corpo ao se deparar com intensas questões burocráticas, legais e sociais. Os profissionais que vêm se destacando nesta área, mais que a formação técnica, têm sido avaliados por seu perfil comportamental, habilidades e competências.

Um amigo próximo foi convidado por uma empresa de abrangência internacional para trabalhar em outro país como Compliance. No Brasil, ele atuava como profissional especializado em controladoria de acesso e carregava na bagagem experiências com alta tecnologia. A soma de suas expertises chamou a atenção de um headhunter (caçador de talento) que o levou a concorrer a uma vaga com outros profissionais de diversos lugares do mundo. Somados a outros diferenciais, os fatores determinantes para engrenar sua carreira internacional foram a sagacidade e a astúcia que os representantes da empresa destacaram como relevantes.

Quais são as competências necessárias para um Compliance?

As principais atribuições de um profissional de Compliance é garantir que a empresa cumpra acordos, leis e regulamentos vigentes no mercado em que atue e adote boas práticas com seus diferentes públicos. Para fazer parte do staff nessa área não é exigida formação universitária específica. Mesmo que um profissional nunca tenha trabalhado neste segmento, conta pontos ter experiência com implementação de processos internos, além da capacidade de interpretar leis e registros contábeis. O mercado é receptivo a pessoas com diversas formações acadêmicas e histórias profissionais. Porém, algumas competências comportamentais são apontadas como diferenciais esperados para a ascensão na carreira.

Veja abaixo as mais relevantes:

  • Competência para “ler ambientes” com um olhar crítico e analítico.Implica ter traquejo para enxergar além.
  • Estudar e aprender sempre. Este é o segredo de quem se mantém em alta em qualquer tempo.
  • Curiosidade profunda sobre as coisas. Busque saber tudo sobre tudo que cruzar o seu caminho.
  • Resistente às influências. Esteja sempre atento e desenvolva análise crítica para tomar as próprias decisões.
  • Detalhista e focado em suas funções. Amplie conhecimentos, mas seja perito no que é o seu diferencial.
  • Postura independente e íntegra. Para alinhar posturas corretas, o profissional deve ser incorruptível.
  • Instinto aguçado e talento para investigação. Tenha sensibilidade para perceber o que “parece, mas não é”.
  • Didático e persuasivo. Saiba se fazer compreender e atrair a atenção de seus pares.
  • Boa desenvoltura. Seja flexível e empático para tratar com os diferentes públicos.
  • Mantenha-se maleável e resistente diante e todos os desafios, transformações e mudanças.

Agora mais um toque importante! Falamos aqui sobre Compliance, porém, para se manter em qualquer outro segmento profissional a tendência é que em pouco tempo serão essas mesmas competências o termômetro para manter a carreira ativa. Pense sobre isso e invista em você!

Leila Navarro

Há mais de 18 anos no mercado de palestras, Leila Navarro conquistou sólida carreira no Brasil e no exterior. Suas palestras já foram assistidas na Espanha, Chile, Uruguai, Panamá, Japão, México, Peru, Paraguai, Colômbia, Angola e Portugal. No Brasil, segundo a Revista Veja, integra o ranking dos 20 mais notáveis palestrantes brasileiros. Entre suas premiações, em 2013 foi a única mulher eleita Top5, na categoria palestrante, do Prêmio Top ofMind Estadão RH, o Oscar do RH, o mais prestigiado e desejado prêmio do mercado. Em 2005 levou em primeiro lugar! Também obteve o Prêmio de 100 fornecedores de RH – Categoria palestrante do ano 2009. Autora de 16 livros, entre eles, “Autocoaching de carreira e de vida”, “Talento para ser Feliz”, “A vida não precisa ser tão complicada”, “O poder da superação”, e seu mais novo lançamento o “Virar o Jogo” , além de diversos e-books, artigos e diversas participações para a mídia em geral.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa